Em outubro e novembro, SEMA dialoga com 21 Consórcios Públicos de Manejo dos Resíduos Sólidos

24 de outubro de 2023 - 16:20

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) e a equipe do Projeto Estratégias de Gestão e Manejo dos Resíduos Sólidos para o estado do Ceará (EGMARES) realizarão, longo dos meses de outubro e novembro, oficinas em todos os 21 Consórcios Públicos Intermunicipais de Resíduos Sólidos, com abrangência de todo o território cearense. “O objetivo é estabelecer diálogo, in loco, entre as partes interessadas, no âmbito do projeto”, informou a técnica Amanda Gomes, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA).

O EGMARES integra o Programa Cientista Chefe de Meio Ambiente e fomentará estudos técnico-científicos no âmbito dos resíduos sólidos, nos aspectos de gestão e manejo. Visa atender às demandas estaduais da SEMA relacionadas à Política Nacional e a Estadual de Resíduos Sólidos, bem como aos aspectos exigidos pela Lei do Saneamento Básico (11.445/2007). No âmbito da SEMA, a Codes coordena os projetos da Secretaria que estão inseridos no eixo temático da SEMA, Resíduos Sólidos, a exemplo do EGMARES.

De acordo com Amanda, no último dia 20, a equipe do Projeto EGEMARES IFCE/SEMA/FUNCAP esteve em Pacajus, na sede do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Metropolitana B e em Cascavel, no Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (COMARES – UCV). “Visitamos os sete municípios que integram o Consórcio da Região Metropolitana B e quatro dos cinco municípios que integram o COMARES UCV”, informou.

Além da técnica da Codes/SEMA, os pesquisadores, Prof. Humberto Carvalho Júnior e Victor Hugo Pimentel também acompanharam a equipe do projeto, na realização das oficinas. Durante as mesmas oficinas, foram apresentados os produtos do Projeto EGMARES, bem como a solicitação do preenchimento de um questionário (https://forms.gle/EpcTuUqHwH2dLc9c9). “As rotas para a realização das oficinas estão sendo alinhadas de acordo com os Consórcios”, relatou Amanda. A rota de número 7, executada em 20 de outubro, atendeu a dois dos cinco consórcios, programados inicialmente para a rota 5.

Saiba mais

Ao longo do mês de outubro, foram realizadas oficinas/reuniões referentes às rotas 3 e 4, com os seguintes consórcios: Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Serra da Ibiapaba (sede em São Benedito), Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Região Metropolitana de Sobral – CGIRS – RMS (sede em Sobral), Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região dos Sertões de Crateús 1 (sede em Santa Quitéria), Consórcio Público de manejo dos Resíduos Sólidos da Região Sertão Central 2 – CONSERCE II (sede em Itatira), Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns (sede em Parambu) e Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos do Sertão de Crateús 2 (sede em Crateús). Foram convidados todos os 45 municípios integrantes dos Consórcios anteriormente mencionados. Com a execução da rota 7, foram convidados e atendidos 57 municípios cearenses. O EGMARES já executou três das 6 rotas inicialmente programadas.