SEMA participa de webinários sobre gestão de praias no contexto da crise climática
19 de outubro de 2023 - 17:00
As técnicas Wersângela Duavi e Aline Parente, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), estão participando do “Webinários online – Gestão de Praias no contexto da crise climática”, iniciado nesta quinta-feira(19). Com programação prevista também para os dias 26 e 31 de outubro e dia 9 de novembro, o evento online está transmitido no Canal do Youtube do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Os encontram buscam “estruturar e otimizar o arranjo institucional nos três níveis federativos (federal, estaduais e municipais), sobre a situação atual da inovação do instrumento do Plano de Gestão Integrada – PGI/Projeto Orla, como também do Termo de Adesão à Gestão de Praias – TAGPs no contexto marítimo, e consequente a necessidade de nivelamento de conhecimentos, mostra-se oportuna e conveniente a realização dos Webinários online para atores municipais referente ao Termo de Adesão à Gestão de Praias – TAGPs dos municípios da zona costeira, instituições estaduais que integrarão os Comitês Técnicos Estaduais e as Coordenações Estaduais do Projeto Orla, e instituições federais situadas nos Estados”.
Os Webinários estão sendo conduzidos pela Coordenação Nacional do Projeto Orla, representada pela Secretaria do Patrimônio da União do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo, Ministério das Cidades e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, contando ainda com a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA). No Ceará, a Coordenação Estadual do Projeto Orla é formada pela SEMA e pela Superintendência do Patrimônio da União no Ceará.
Gestores municipais da pasta de meio ambiente e turismo dos municípios litorâneos e os gestores municipais de utilização da praia nos municípios da costa cearense também participam do evento online.
Saiba mais
O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla) foi esboçado no final da década de 1990 como uma iniciativa inovadora no âmbito do Governo Federal, no contexto da Política Nacional de Meio Ambiente e da Política Nacional de Recursos do Mar e, mais especificamente, do Gerenciamento Costeiro.
São objetivos estratégicos do Projeto Orla:
• fortalecer a capacidade de atuação e a articulação de
diferentes atores do setor público e privado na gestão
integrada da orla marítima;
• desenvolver mecanismos institucionais de mobilização social
para sua gestão integrada;
• estimular atividades socioeconômicas compatíveis com o
desenvolvimento sustentável da orla, e
• compatibilizar políticas públicas e projetos de interesse da
sociedade.