Previna e Bombeiros mobilizam esforços em operação para combater focos de incêndios

18 de outubro de 2023 - 17:09

Focos de incêndios de proporções relevantes registados entre o último sábado (14) e essa terça-feira (17), na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti foram combatidos com sucesso. A operação foi comandada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) com a participação de brigadistas do Comitê do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna), que é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA).

De acordo com a coordenadora do Previna, Gabriela Barroso, a equipe do CBMCE foi imediatamente mobilizada para o combate ao fogo, contando ainda com o apoio da Brigada SEMA/Previna e de grupos de brigadistas voluntários. “Foram três dias enfrentando os focos ativos, que estavam distribuídos entre os residenciais Alphaville e o Aquaville”, disse. A Brigada do Comitê PREVINA, coordenada pela SEMA, atuou posteriormente no resfriamento e monitoramento da área, considerando a possibilidade de reignição do evento.

A SEMA atua suplementarmente no combate a incêndios florestais junto com o Corpo de Bombeiros, porém, segundo a coordenadora, “é necessário lembrar que o papel de ‘linha de frente’ dos incêndios é o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará”. Na localidade do Tancredo Neves/Aerolândia, no Parque Estadual do Cocó, foram registrados dois focos de incêndio, que prontamente foram combatidos pelo CBMCE, com a presença e apoio da Brigada SEMA/Previna.

Causas

Gabriela informa que as principais causas dos incêndios florestais são por desconhecimento das consequências dos mesmos, incidentes decorrentes do descarte irregular de bitucas de cigarro, limpeza de áreas, descuido com fogueiras de acampamentos, fogo no lixo,fenômenos naturais a exemplo dos raios, fatores culturais, expansão de áreas rurais, incêndios criminosos e técnicas inadequadas de produção rural.

Ela também faz questão de destacar o fato de o Ceará está localizado no Semiárido brasileiro e possuir características climáticas favoráveis aos incêndios florestais, principalmente na segunda metade do ano, quando predominam os baixos índices de pluviometria. “É precisamente nesse semestre que o quantitativo de incêndios aumenta demasiadamente, principalmente entre setembro e dezembro, configurando assim, o período crítico de incêndios em ambientes naturais”, informa. Fonte do CBMCE mostra que somente em outubro de 2022, foram 1.413 incêndios a vegetação e até setembro desse ano, 3599 registros.

Para a titular da SEMA, Vilma Freire, além do aumento da temperatura, a questão do fenômeno Mudança Climática também afeta outras condições meteorológicas: umidade, vento e precipitação pluviométrica, a exemplo, o El Nino. “Somados a isso, tem ocorrido processos de desertificação e degradação da Caatinga, um bioma exclusivamente brasileiro, impactado também, pela ocorrência de incêndios”, relatou.

Sobre a APA do Rio Pacoti

A APA do Rio Pacoti situa-se no estuário do Rio Pacoti, considerado um dos mananciais mais importantes para o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza. Na APA predomina o ecossistema manguezal, que se constitui em um ambiente propício à manutenção de diferentes espécies, além de um extenso campo de dunas móveis e fixas junto à faixa de praia, com uma exuberante beleza cênica. “A UC é um tesouro guardado na Grande Fortaleza, portanto, o Governo do Ceará e a SEMA estão empenhados em proteger esse patrimônio e sempre que necessário,  mobilizar nossas forças, coordenadas pelo Previna, para combater incêndios de maneira decisiva e eficiente, além de fazer a fiscalização da região”, afirmou Vilma.