Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável da SEMA dialoga com catadores de recicláveis

16 de outubro de 2023 - 16:41

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), se reuniu na manhã desta segunda-feira (16), no auditório da SEMA, com representantes da Rede de Catadores (as) de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará. Na pauta, o Auxílio Catador e Coleta Seletiva Solidária dois programas da SEMA que beneficiam a categoria. De acordo com o coordenador Wellington Ribeiro, da Codes, no encontro, os representantes da Secretaria e da Rede trataram de “estratégias de ações conjuntas em prol da categoria, com foco nas duas ações”.

O presidente da Rede, Cícero Glaudiano, destacou a importância do “diálogo com a SEMA e a definição das associações que farão a coleta nos órgãos da administração direta”. Acompanharam o líder do movimento, Musamara Mendes Pereira, da Associação Agentes Ambientais Rosa Virgínia; Maria Lucimar Oliveira, da Ascajan; Francinete Cabral Lima e Cícero Romão Lima, da Socrelp; e a representante da Associação Viva a Vida. Pela SEMA, além do coordenador da Codes, a técnica Renata Martins e o estagiário Kayo Ramos.

Sobre Programa Auxílio Catador

O Programa Auxílio Catador repassa valor financeiro diretamente aos catadores de recicláveis, por meio de cartão bancário personalizado, buscando-se, em contrapartida a esse apoio, o incremento de atividades relativas à reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos. Trata-se de uma política pública relevante e permanente (Lei nº17.256/2020), destinada aos catadores de materiais recicláveis associados ou cooperados. Contribui para a mobilidade social dos catadores; fortalece o associativismo na categoria de catadores; amplia o volume de materiais recicláveis coletados e comercializados pelos catadores, e por conseguinte complementa e aumenta sua renda per capita.

Coleta Seletiva Solidária

Ao Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual no 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, diante da importância do exemplo que deve ser transmitido à sociedade por parte de todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta na correta destinação dos resíduos recicláveis. O material é destinado às associações e cooperados catadores e suas famílias, além de dignidade, respeito e inclusão social.