SEMA prepara plano de ação para prevenção e combate a incêndios florestais

9 de outubro de 2023 - 14:21

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) participou do Seminário “Fogo no Ceará – Desafios e Perspectivas”, promovido pelo Ibama Ceará. O evento ocorrido nos dias 2 e 3 de outubro, no município de Quixeramobim, teve como objetivo, de acordo com o Ibama, “ampliar o diálogo entre as instituições que atuam na temática do fogo e a sociedade, numa perspectiva de discutir estratégias de implementação de políticas públicas que contemplem a sua complexidade, no âmbito dos biomas nos quais o Ceará está inserido”.

No dia 2, o secretário executivo de Planejamento e Gestão, Gustavo Vicentino, participou do evento. Ele representou a titular da Sema, Vilma Freire, na Mesa Redonda que discutiu “Política do Fogo”. Também participaram da rodada Flávia Saltini, do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), e Francisco de Castro Menezes, da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece). A técnica Carollyne Matos, da Célula de Políticas de Flora (Ceflor) da SEMA, também participou do seminário.

De acordo com Vicentino, diante da problemática da incidência de incêndios florestais   na segunda metade do ano, período de estiagem no Ceará, a Sema busca, com ações operacionais e educativas, atuar de forma efetiva no combate ao problema. “Temos feito um esforço no âmbito do Comitê do Previna, estamos integrando um gabinete de crise que conta com a participação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Semace, Funceme, Secretaria do Desenvolvimento Agrário e outros órgãos, e trabalhando com foco na formação de brigadas nos municípios, muito importante no processo de prevenção e combate aos incêndios florestais”, disse.

Nesse contexto, o secretário Gustavo reuniu-se na manhã desta última sexta-feira (6), no gabinete da SEMA, com técnicos da Ceflor e da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas) e Assessoria de Comunicação (Ascom), para para discutir a criação de uma campanha institucional sobre prevenção e combate aos incêndios florestais. “Estamos desenvolvendo um plano de ação a curto, médio e longo prazo. Estamo pensando agora em ações urgentes. Uma campanha de choque”, relatou a orientadora de célula, Carollyne Matos. Também presentes, a coordenadora do Previna/SEMA, Gabriela Pinheiro Barroso, e Ulisses Rolim e Sérgio Mota, da Coeas/SEMA.

Saiba mais

A SEMA coordena, desde 2004, o Comitê do Previna cujo objetivo é “subsidiar o governo na formulação de políticas públicas de promoção e desenvolvimento de ações, contribuindo efetivamente para o planejamento e a utilização de estratégias de prevenção, monitoramento, controle de queimadas e combate aos incêndios florestais no âmbito estadual”.