Titular da SEMA visita navio militar ‘Amerigo Vespucci’ e se encanta com a cultura e riqueza da Itália trazidas pelo veleiro

5 de outubro de 2023 - 17:16

Secretária Vilma Freire, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, participou na manhã desta quinta-feira (5), da visitação guiada, para autoridades e convidados, ao Navio-Escola da Marinha Militar Italiana “Amerigo Vespucci”, ancorado no Píer 106 do Porto de Mucuripe, em Fortaleza. Ela representou o Governador Elmano e declarou sua alegria ao saber que a nossa Capital é primeira a receber o veleiro histórico. “Além de oferecer atividades de formação para alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italianos, proporcionará aos jovens marinheiros, a oportunidade de conhecer a nossa biodiversidade, a nossa cultura e o nosso clima, tão distintos”, disse.

Ainda de acordo com Vilma, “o navio é a própria cultura e riqueza da Itália e apresentadas de forma itinerante e um pouco dessa cultura poderá ser conhecida pela população cearense”. Neste próximo sábado (7), o veleiro Amerigo Vespucci, considerado o navio mais bonito do mundo estará aberto para visita gratuita do público, a partir 10h, no Píer 106 do Porto de Mucuripe, na Avenida Vicente de Castro, 1403, no Bairro Cais do Porto. O navio está em turnê mundial para divulgar a cultura italiana.

O capitão Giuseppi Lai, 125o comandante do Amerigo Vespucci, explicou que a viagem começou dia primeiro de julho, na cidade de Gênova, na Itália, indo daí para Marselha, cidade portuária no sul da França e de onde partiu para o Brasil.   Serão 20 meses de navegação, passando por 31 portos, em cinco continente. No Brasil serão duas etapas, o navio sairá de Fortaleza, domingo, dia 8 de outubro, em direção ao Rio de Janeiro. “O nosso objetivo, além de uma volta ao mundo do navio-escola para treinamento de alunos, é também, divulgar a cultura italiana, nossos valores, nossa gastronomia, tudo o que chamamos de ‘italianidade’”, disse.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história, funcionalidades e instalações do veleiro. O comandante apresentou a sala náutica, utilizada especificamente pelos alunos, para o treinamento e aprendizado de como fazer cartas náuticas. Também foi apresentada uma área citada como “icônica” pelo capitão, onde são recebidos os hóspedes considerados autoridades, a exemplo de chefes de estados. “É uma parte muito importante da embarcação, onde estão os vários presentes que já recebemos e também onde consta o nome de todos os comandantes do Amerigo Vespucci”, explicou.

O capitão fez questão de citar e apresentar objetos e detalhes curiosos do navio. Mostrou o estandarte usado em cerimônias importantes como a troca de comandantes; a cópia de um antigo exame usado para avaliar alunos e que até a atualidade é aplicado; um piano, “com cerca de 150 anos”, e a espada que é usada junto ao uniforme oficial dos alunos, considerada símbolo da confiança, pela Marinha Italiana. O  Amerigo Vespucci atua como navio-escola desde junho de 1931, além de ser a unidade mais antiga a serviço da Marinha Militar, funciona também, como uma “embaixada flutuante”. Tem 100 metros de comprimento, 21 de largura e 28 de altura e carrega como lema o seguinte dizer: “Não quem começa, mas quem persevera”.