Durante evento da ApexBrasil, Elmano anuncia que o Ceará vai formar milhares de jovens na área de energia renovável
29 de setembro de 2023 - 17:26
Secretária Vilma Freire, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, participou na manhã sexta-feira (29), no Palácio da Abolição, do evento Diálogos Exporta Mais Brasil, que busca sensibilizar autoridades e empresas locais para a cultura exportadora. O encontro encerrou a 5ª rodada do programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Com o slogan “Rodando o país para as nossas empresas ganharem o mundo”, o objetivo do programa é ampliar a participação de empresas brasileiras no mercado internacional.
O governador Elmano de Freitas compareceu acompanhado do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. Também participaram, o ministro da Educação, Camilo Santana; os senadores da República, Cid Gomes e Augusta Brito; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante; o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, entre outros.
De acordo com o vice-presidente Alckmin, o mundo não está crescendo muito, precisamos contar com o mercado interno, os juros estão caindo, o câmbio está competitivo, as energias renováveis vão atrair investimentos e que exportar é fundamental para fazer crescer a atividade econômica. “Estamos no Ceará, a terra da energia sustentável”, afirmou. Ele informou ainda que o Presidente Lula assinou nesta última quarta-feira R$ 16 bilhões de investimento em transmissão de energia e anunciou que toda a área de transmissão do nosso estado será incluída no próximo leilão de energia.
O governador Elmano lembrou que o mundo passa por uma grande mudança política e que a economia do mundo e a geopolítica está se transformando e essa transformação tem a questão ambiental como um vetor muito importante. “Por isso estamos olhando como carinho e trabalhando muito para modernização do nosso porto. Só a exportação de grãos já permitirá ao Porto do Pecém, dobrar a sua movimentação de cargas”, contou. Ele anunciou que o Ceará está iniciando um processo para formar 100 mil jovens na área da tecnologia da informação e da comunicação e que em breve vai anunciar um projeto que vai formar milhares de jovens na área de energia renovável.
Jorge Viana destacou que a Apex vai trabalhar para potencializar a economia e a capacidade de exportação do Ceará e do Nordeste e que ficou encantado com a receptividade que o evento da APEX teve aqui. “O Norte e o Nordeste vão ter maior atenção do Governo Federal, vamos trabalhar no sentido de aproveitar mais o talento do nordestino e as coisas importantes que são produzidas aqui, que vão do pescado, ao alimento, do ao artesanato à atividade industrial e a energia”, disse.