SEMA presente no 6º Encontro do Fórum Permanente de Gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)
26 de setembro de 2023 - 12:52
No último dia 20, aconteceu o 6º Encontro do Fórum Permanente de Gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), em Niterói, no Rio de Janeiro. O evento é organizado pelo Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e busca retomar discussões sobre a estruturação dos dispositivos do SNUC. A programação ocorreu no auditório da Fundação Oscar Niemeyer e contou com palestras e debates sobre gestão participativa, atividades do SNUC, bem como tratativas sobre a institucionalização do Fórum e sua governança. Mais de 60 participantes de todo o país integraram os grupos de trabalho, inclusive a coordenadora de Biodiversidade da SEMA, Giovanna Rodrigues.
Além dos representantes do MMA, o fórum contou com participação de representantes da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e Administração de Parques Nacionais da Argentina. A secretária nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais, Rita Mesquita, ressaltou a importância das áreas protegidas para a conservação da biodiversidade e lembrou o papel das terras indígenas e territórios quilombolas, que contribuem para a proteção e conexão dos territórios.
Sobre o SNUC
Criado pela Lei do SNUC – Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) corresponde ao conjunto de Unidades de Conservação (UCs) federais, estaduais e municipais. O SNUC foi concebido de forma a potencializar o papel das UCs, de modo que sejam planejadas e administradas de maneira integrada, e que amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações de espécies, habitats e ecossistemas estejam adequadamente representados no território nacional e nas águas jurisdicionais. Para tanto, sua gestão é feita com a participação das três esferas do poder público (federal, estadual e municipal), por meio de diferentes órgãos.