SEMA passa a integrar o eixo Produção de Alimentos, do Programa Ceará Sem Fome

25 de setembro de 2023 - 15:05

Na manhã desta segunda-feira (25), representantes de secretarias de Estado e outros órgãos e entidades membros Titulares do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome participaram da 2ª reunião ordinária do Comitê, no Salão Rachel de Queiroz, anexo ao Palácio da Abolição. O secretário Gustavo Vicentino representou a titular Vilma Freire da SEMA. O objetivo do encontro, conduzido pela Primeira-dama do Estado do Ceará, Lia Freitas, teve como objetivo elaborar e apresentar o plano de ações estruturantes para atuação ativa dos integrantes do Comitê, visando a alimentação e a nutrição como requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde.

Os participantes foram recepcionados com um coffee break e logo em seguida aconteceu a abertura do evento pela Primeira-dama que preside o Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome. Ela apresentou a situação atual do Programa. Após as falas dos representantes das Secretarias de Proteção Social e de Desenvolvimento Agrário (SDA) foram formados os grupos temáticos para elaboração do plano de ações estruturantes a curto, médio e longo prazo.

Foram definidos três eixos temáticos: Acesso ao Alimento Saudável; Produção de Alimentos e o de Governança e Política do Programa Ceará sem Fome. A SEMA ficou inserida no segundo eixo, juntamente com a SDA e as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e a do Trabalho. A assessora de Responsabilidade Social e Desenvolvimento, do gabinete da SEMA, Gisela Piancó, também participou da reunião.

Saiba mais

O Ceará Sem Fome, lançado oficialmente pelo governador Elmano de Freitas, dia 16 de junho, tem como “objetivo o envolvimento do poder público, das organizações da sociedade civil e da iniciativa privada em prol de uma única causa: o combate a esse problema social crônico”. De acordo com o Governador, o programa une o Ceará, pelo bem de todos. Ainda de acordo com Elmano de Freitas, a fome é um dos principais desafios do Governo do Estado e a meta é tirar o Ceará da fome.