Hoje o Brasil celebra o Dia da Árvore

21 de setembro de 2023 - 16:36

Nesta quinta-feira, 21 de setembro, comemora-se no Brasil, o Dia da Árvore. A celebração tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da preservação das árvores e das florestas. A data comemorativa foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. Um importante símbolo para a comemoração é o Pau-brasil, árvore símbolo do Brasil e o Ipê-amarelo, símbolo da cidade de Fortaleza. Celebrar a árvore é também uma forma de proteger a biodiversidade e um incentivo para que as pessoas criem bom hábitos para a preservação dos espaços verdes no planeta.

De acordo com o técnico Chrystopher Morais, da Célula de Política de Flora (Ceflor), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), plantar espécies nativas traz muitos os benefícios. “As árvores trazem conforto em decorrência do sombreamento, aumentam a umidade, diminuem a velocidade dos ventos, liberam oxigênio e capturam carbono, contribuem para a quebra da aridez, diminuem a monotonia da paisagem e o mais importante, protegem os rios e lagoas, garantindo segurança hídrica”, explicou.

Morais relatou ainda que entre janeiro e agosto, a SEMA doou e plantou mais de 2.6000 mudas no em todo o Ceará. Foram plantadas em diversos eventos, a exemplo da Festa Anual das Árvores, do Junho Ambiental, das ações do Assembleia Itinerante, do Projeto Acolher, Programa Mais Infância e outros projetos de reflorestamento. “O quantitativo se eleva bastante se ainda considerarmos as doações diárias que ocorrem nos viveiros estaduais do Parque Estadual Botânico do Ceará, da Área Adahil Barreto do Parque Estadual do Cocó e na Área de Proteção Ambiental (APA) de Baturité”, informou.

Dentre as mudas mais procuradas estão o ipê-roxo, ipê-amarelo, cajá, juazeiro, sabiá,
araticum-do-brejo, xixá, pitombeira. Essas e outras espécies nativas do Ceará. As espécies podem ser cedidas pela SEMA, de forma gratuita, para pessoas físicas, jurídicas e prefeituras. Saiba como solicitar: www.sema.ce.gov.br/viveiros-para-doacoes-de-mudas . “A SEMA, por meio da Ceflor, incentiva o plantio de espécies vegetais que ocorrem naturalmente na nossa região, a exemplo do Ipê -amarelo, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental,além de valorizar a cultura local”, encerra o técnico.