SEMA participa de reunião sobre logística reversa no Consulado da Eslováquia, em Belo Horizonte
28 de agosto de 2023 - 19:17
A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) do Ceará, Vilma Freire, acompanhada da assessora de responsabilidade social e desenvolvimento ambiental Gisela Piancó, foi a Belo Horizonte-MG, nesta segunda (28). Elas foram recebidas em reunião na sede do Consulado da República da Eslováquia em Minas pelo cônsul Renato Werner Victor de Queiroz, e pela presidente do Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS), Magda Queiroz, e do seu diretor Fausto Fernandes Duarte. “Foi um desdobramento da reunião que ocorreu na sede da SEMA, em Fortaleza, no último dia 16”, explicou Vilma.
No Ceará, a visita teve como objetivo a apresentação de um projeto de logística reversa a ser realizado no Estado, que visa à destinação correta dos lixos eletrônicos, para a proteção do meio ambiente. Em Belo Horizonte, a secretária foi verificar pessoalmente como funciona o projeto, realizado em parceria com IBGS. O Polo de Transformação Digital é resultante da reciclagem e desenvolvido com o apoio do IBGS, uma OSCIP que atua na elaboração, execução e gestão de projetos focados em inclusão digital, inclusão social, gestão ambiental, educação e saúde. Vilma ressalta que “a inclusão social, por meio das boas práticas ambientais é prioridade para o governo do Ceará e temos interesse na implantação de um projeto semelhante no Estado”.
De acordo com o cônsul, a Eslováquia é o terceiro país que mais recicla, ficando atrás apenas da Alemanha e Coreia do Sul, e detém a tecnologia mais avançada do mundo em mineração urbana. “Hoje fazemos a reciclagem dos eletrônicos com comprovada eficiência na retirada dos metais preciosos e o resultado é resíduo zero em todo o processo”, explicou.