Parque Estadual do Cocó realiza 46ª edição do #Vem Passarinhar
20 de agosto de 2023 - 20:57
Na manhã deste sábado (19), no Parque Estadual do Cocó, aconteceu a 46ª edição do #Vem Passarinhar CE (@vempassarinharce). Giovanna Rodrigues, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), disse que a atividade começou às 7h, contou com cerca de 40 participantes e foi coordenada pelo biólogo e guia de observação de aves, Bruno Araújo. “Acompanhado de caminhadas, contemplação da natureza e a possibilidade de belos registros fotográficos, o #Vem Passarinhar estimula a observação de aves nas Unidades de Conservação (UCs) e estimula a sociedade a olhar para a biodiversidade”, relata.
Após a trilha observando aves, que durou cerca de duas horas, foi servido um café da manhã colaborativo e ainda teve o tradicional “Papo de Passarinho”, no Centro de Referência do Parque – Cine Cocó, com a bióloga e Mestre em Ecologia da Conservação da Biodiversidade, Francieli Peruzzo. O #VemPassarinhar no Parque Estadual do Cocó é uma realização da Sema, com o apoio da Agência de Ecoturismo Manakin Ecoturism e da C.Rolim Engenharia. Ocorria no terceiro domingo de cada mês, mas a partir desse ano, acontece sempre no 3º sábado do mês.
Desde quando iniciado, em 2019, o #VemPassarinhar propicia que centenas de espécies sejam observadas e registradas com a participação de cerca de inúmeros observadores. Neste sábado, não foi diferente, alguns registros belíssimos foram feitos pelos participantes. O Cláudio Fernandes, registrou a Maria-de-barro e a Figurinha-do-mangue, aves passeriformes, o Socozinho, da ordem Pelecaniformes da família Ardeidae, e a Alma-de-gato, uma cuculiforme. Confira os registros no final dessa matéria, assim como o calendário atualizado de todos os # Vem Passarinhar CE que acontecerão esse ano.
Saiba mais
O Ceará pode se considerar um território privilegiado, enquanto local para a prática de Observação de Aves. Possuímos um potencial gigantesco, com uma alta biodiversidade, com aves ameaçadas de extinção e endêmicas da região, e áreas, além do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, propícias para a realização da atividade, a exemplo do município de Icapuí, da Chapada do Araripe e do Maciço de Baturité
Não por acaso, na última sexta-feira (18), o governador do Estado, Elmano de Freitas, entregou ao presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, o livro “Zoneamento de Observação de Aves do Ceará”. A obra é o primeiro produto do sub-projeto 3 do INOVAFAUNA, “Birdwatching no Ceará: a fauna que gera renda”, desenvolvido o pelo Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente SEMA/Funcap.