Avançam as discussões para criação do Geoparque Sertão Monumental nos município de Quixadá e Quixeramobim

16 de agosto de 2023 - 08:08

Instituições integrantes do Grupo de Trabalho (GT) para criação do Geoparque Sertão Monumental (GSM), reuniram-se na tarde desta última sexta-feira (11), no auditório do Centro de Operacional de Apoio do Ministério Público (Caomace), em Fortaleza. Na pauta do encontro no formato híbrido, temas de interesse e importantes para o processo de criação de um Geoparque na área com importância geológica, nos territórios dos municípios de Quixadá e Quixeramobim.

Participaram da reunião os promotores de Justiça, Cláudio Chaves, da 4a PJ de Quixadá e o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Caomace), Ronald Fontenele Rocha; os técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB)/CPRM, Luis Carlos Freitas e Iris Gomes; os representantes da Prefeitura de Quixadá/Amma, Shirlei Lacerda, Alice Maria e Edson Júnior, Clebio Ribeiro (Secult); de Quixeramobim, Marcelo Leôncio; da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), Matheus Bastos; da Sema, Airton Buriti e Lucas Peixoto; da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Davi Robson.

Na oportunidade, o representante da Sema, apresentou a ideia do Ministério Público do Ceará (MPCE) de solicitar junto a Secult, a chancela de Paisagem Cultural do território, conforme a Lei Estadual 18.232. “Discutimos estratégias e a articulação com a Secretaria da Cultura, acerca da viabilidade de declarar a chancela como paisagem cultural, com parecer favorável por este grupo de trabalho”, disse. Na oportunidade, Lucas apresentou novos membros do GT e a integração do novo gestor da Unidade de Conservação (UC) estadual Monumento Natural (Mona) Monólitos de Quixadá, Airton Buriti Lima.

Comitê Científico

O grupo deliberou proposta do representante do SGB, Luis Carlos. Ele propôs um plano de trabalho com base em quatro pilares que são analisados como apoio para a chancela de um Geoparque. “Foi deliberado pelo GT, que será criado o Comitê Científico que ficará responsável pelo pilar correspondente ao Patrimônio Geológico”, explicou. Integrarão esse comitê: UVA, UECE, UFC,IFCE, IPHAN, Geoparque Araripe e SGB. Este último, coordenará o grupo. Os quatro pilares que são analisado para a chancela de um GeoparquOs Geoparques Globais da UNESCO (UGGp) são áreas geográficas únicas e unificadas onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Sua abordagem ascendente de combinar conservação com desenvolvimento sustentável, envolvendo as comunidades locais, está se tornando cada vez mais popular. Atualmente, existem 195 Geoparques Globais da UNESCO em 48 países.
e pela ONU, são: patrimônio geológico; estrutura de gestão apropriada; trabalho em rede; e visibilidade.

Também ficou estabelecido a criação de um Comitê Executivo que ficará responsável pelos três demais pilares – estrutura de gestão apropriada, trabalho em rede e visibilidade – e será integrado pelos representantes das instituições que não integrarão o Comitê Científico. “Este comitê ficará responsável pelo estudo e identificação da estrutura de gestão apropriada, pelo trabalho em rede e pela visibilidade”, relatou Lucas. O próximo encontro do GT ficou agendado para o dia 19 de setembro.

Saiba mais

De acordo com a Unesco/ONU, os Geoparques são áreas geográficas únicas e unificadas onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Sua abordagem ascendente de combinar conservação com desenvolvimento sustentável, envolvendo as comunidades locais, está se tornando cada vez mais popular. Atualmente, existem 195 Geoparques Globais da UNESCO em 48 países.