Consórcio público de manejo de resíduos incentiva educação ambiental no Maciço

14 de agosto de 2023 - 14:18

O secretário executivo da Fernando Bezerra, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), participou na manhã desta segunda-feira (14), em Guaramiranga, do lançamento do Programa Regional de Educação Ambiental do Maciço de Baturité (Programa Sabiá). Ele representou a titular da Sema, Vilma Freire. A ação é uma realização do consórcio Associação Pública dos Municípios do Maciço de Baturité para Saneamento Ambiental (AMSA), presidido pelo prefeito de Palmácia, David Campos, também presente à solenidade.

O programa Sabiá foi criado com o propósito de reforçar a disciplina nas escolas municipais do Maciço desde o ensino infantil, ao médio. De acordo com com o representante da Sema, muito oportuno. “No contexto dos consórcios é muito importante incentivar a educação ambiental para a coleta seletiva dos resíduos, pois sem sem segregar não tem como reciclar”, disse. Também presentes ao evento, a superintendente do AMSA, Patrícia Jacaúna, a chefe de gabinete, Brena Ricardo, representando a Prefeita de Guaramiranga, e a secretária de Educação da Palmácia, Maria Iolanda Campos, que representou todos os secretários municipais da Educação, do Maciço.

Consórcio AMSA

O AMSA é um dos 21 consórcios de manejo dos resíduos sólidos que integram 171 municípios e buscam executar a proposta da Política Estadual de Resíduos Sólidos, do Governo do Ceará, por meio da Sema. O AMSA foi constituído em 2007 e em 2018 teve seu contrato alterado e passou a atuar sob a metodologia de Política Pré Aterro, como modelo mais viável para a melhoria da gestão de resíduos sólidos.