Proteção aos Manguezais: a cultura como aliada da preservação

5 de agosto de 2023 - 15:24

Na manhã deste sábado (05.08), ocorreu o encerramento da Semana Estadual de Proteção aos Manguezais 2023, no Parque Estadual do Cocó. Houve a exibição do curta-metragem “Vozes das Sabiás”, cujos relatos das mulheres sobre o mangue e seus saberes ancestrais emocionaram a plateia, experiências com viveiros de mudas do mangue e falas de representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA), Instituto Dragão do Mar/ Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba e Ecomuseu Natural do Mangue.

A Semana Estadual de Proteção aos Manguezais, no Ceará, foi criada pela Lei Estadual nº 16.996, de 25 de setembro de 2019, uma coautoria do então deputado estadual Acrísio Sena, Ecomuseu Natural do Mangue e população nativa da Sabiaguaba. Durante os eventos, em 2023, do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba ao Parque Estadual Botânico do Ceará, passando pelo Centro Cultural Bom Jardim (mangue do Rio Maranguapinho), Poço da Draga, Cuca Che Guevara/ Barra e estuário do Rio Curu, atividades lúdicas, palestras e exibição de filmes foram recursos usados para construir e ampliar a relação de preservação e busca de desenvolvimento sustentável que a população tem com os mangues.

A realização foi da SEMA, com apoio do Instituto Dragão do Mar (IDM), Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, Instituto Cuca – Che Guevara/Barra e o Ecomuseu Natural do Mangue.