Sema participa do encontro de boas-vindas aos AJAs, em Tamboril

20 de julho de 2023 - 16:18

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participou da solenidade para recepcionar os novos integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), no município de Tamboril. O evento, ocorrido na manhã da última terça-feira (18), no auditório da Câmara Municipal, contou com a presença do educador ambiental Genario Azevedo, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/Sema). Ele destacou que o program será um “reforço importante para o município no enfrentamento dos problemas ambientais”.

Na abertura do evento, foi apresentado um vídeo de boas-vindas aos AJAs, gravado pela titular da Vilma Freire, que na ocasião, foi representada pelo educador. Personalidades locais prestigiaram a solenidade: o Vereador Manuel Sales; o assessor ambiental Flávio Brito, que representou o Prefeito Marcelo Mota, de Tamboril; a coordenadora do Meio Ambiente, Isabel Cristina Nogueira, o engenheiro ambiental, Jenilson Rodrigues; e as Antônia de Maria Veras e Keyla Santana, fiscais de licenciamento ambiental, do município.

A coordenadora regional do Programa AJA, Amanda Maroana, na região dos Sertão dos Crateús, realizou uma exposição para os novos AJAs de Tamboril, com o propósito de informar sobre os objetivos do Programa, a Lei dos AJAs (Lei Estadual nº 17.383/21) e a Instrução Normativa 04/2022. Além do mais, explicou como será a participação dos AJAs em eventos do município e nas campanhas da Sema, além de informar sobre a sistemática de pagamento dos benefícios, o funcionamento das redes sociais e sobre as possíveis parcerias para o desenvolvimento dos Planos de Ação Comunitária (PAC) que serão elaborados pelos jovens no decorrer da permanência no programa.

Sobre o AJA

O AJA é um programa do Governo do Estado do Ceará, criado por Lei Estadual 17.383, em janeiro de 2020. A gestão é da Sema. Atende cerca de 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social residentes em municípios cearenses. Busca estimular a participação da juventude em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil.