Sema visita a área de produção agrícola da Unidade Prisional de Novo Oriente

19 de julho de 2023 - 10:49

Na tarde desta terça-feira (18), o educador ambiental Genario Azevedo, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas) da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), visitou a Unidade Prisional de Novo Oriente (UP-Novo Oriente). Em companhia do técnico da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município, Lucas Costa, e da coordenadora regional, Amanda Maroana, do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), na região dos Sertão dos Crateús, ele visitaram a área de produção agrícola, em base orgânica, da UP-Novo Oriente.

O projeto é realizada pelos internos e conta com o apoio integral da diretora da UP, Siméia Matias de Paula e de três policiais penais: Cardoso, Paiva e Antunes. De acordco com Genário, a atividade inclui plantio de frutíferas, produtos hortícolas e implantação de viveiro de produção de mudas. “Faz parte da filosofia de trabalho da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), bem como da Sema, que em 2021, assinou Termo de Cooperação com a SAP e Fundação Cepema, na área da produção, certificação e comercialização de produtos orgânicos oriundos das unidades prisionais”, disse.

Para Genario Azevedo, as práticas agrícolas realizadas pelos internos da UP – Novo Oriente, em especial a adubação orgânica, cobertura morta de solo e plantio de árvores nativas, garantem que a produção de frutas e verduras seguem os padrões orgânicos. “A Unidade Prisional possui espaços consideráveis que podem ser aproveitados para a produção de frutas e verduras, que podem ser consumidas pelos internos e também comercializadas no mercado local”, concluiu.

A coordenadora Amanda Maroana informou que realizou na UP, uma oficina sobre a importância das árvores para o ambiente familiar e bem-estar social e que a mesma foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Kennedy da Silva Ramos. Ela informou ainda que “nos próximos meses, outras oficinas serão realizadas para os internos a exemplo de uma sobre compostagem e minhococultura, sementes florestais e implantação de viveiro”.