Rolês Investigativos: Curso de Formação para novos AJAs traz novas ações nos municípios
18 de julho de 2023 - 15:52
O Curso de Formação para os novos integrantes do Programa AJA traz novidades e seus resultados já começam a frutificar. São os Rolês Investigativos. Essa inovação metodológica no ensino à distância, que inclui aulas ao vivo no Youtube da SEMA e conteúdo na plataforma AVA, tem como objetivo promover a territorialização do aprendizado através da vivência in loco do conteúdo abordado no curso. Através dos Rolês Investigativos, os AJAs experienciam e produzem conhecimento a partir de deslocamentos em suas comunidades, (re)conhecendo saberes e memórias das quais elas são constituídas.
Os relatos que nos chegam demonstram o desenvolvimento de afetos que os tocam e os transformam. Dentre as atividades do rolê, destacam-se o diálogo com os moradores mais antigos da comunidade, a pesquisa sobre a história do território, o uso dos recursos naturais e o mapeamento das problemáticas, soluções e parceiros. A ideia é que os rolês propostos nas aulas subsidiem os AJAs para a criação de projetos ambientais bem estruturados para suas comunidades.
Na comunidade de Santo Izídio, no município de Tianguá, uma equipe de AJAs (@projeto_aja_2023) está dando o exemplo. Lá, eles arregaçaram as mangas, botaram o caderno debaixo do braço e saíram para a sua “pesquisa-ação”. Nonatael, Tatiele, Tainá, Bruno, Bruna e Cinete buscaram, através de um olhar aguçado e uma boa conversa com os moradores da comunidade, conhecer a história do seu território, seus encantos e seus desafios. Para a AJA Tatiele, o rolê investigativo “foi uma experiência boa, a gente foi conhecendo como era aqui antigamente. As pessoas que conversamos acharam muito bom contar como era aqui na comunidade. Por exemplo, descobrimos como o nosso lugar foi feito, quem fez a igreja e quem fez o açude.”
O Curso de Formação do Programa AJA segue em andamento, todas as segundas-feiras no Youtube da SEMA. Constituído por 8 Módulos, o Curso culmina com a criação de um PAC – Plano de Ação Comunitária, projeto individual ou coletivo desenvolvido pelos AJAs em suas comunidades, com duração de até 02 anos.