SEMA promove oficina sobre manguezais, no Cuca Barra do Ceará

21 de junho de 2023 - 15:28

Como parte das atividades do Junho Ambiental, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) realizou nesta terça-feira (20), oficina no Cuca Barra do Ceará, localizado no entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Ceará. A atividade, voltada para a equipe do Cuca Ambiental e Agentes Jovens Ambientais (AJAs) que moram na região, destacou a importância dos manguezais para o meio ambiente.
A oficina foi ministrada pela bióloga Roberta Rocha, do Parque Estadual Botânico do Ceará, e pelo técnico do viveiro da SEMA, na Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó, Lourival Martins. Na ocasião, foram discutidos os impactos para o planeta, decorrentes do desparecimento dos manguezais. Para Clarice Araújo, coordenadora do Cuca Ambiental é muito importante preservar e valorizar esse ecossistema. “Um presente da natureza, encontrado na APA do Rio Ceará, no Parque do Cocó, Botânico do Ceará, Dunas do Paracuru, entre outros, aqui no estado do Ceará”, disse.

De acordo com o técnico Christopher Morais, da Célula de Políticas de Flora (Ceflor), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/SEMA), trata-se de um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestres e marinhos. “Desempenha papel importante como exportador de matéria orgânica para o estuário, fornece condições ideais para peixes, moluscos, crustáceos se reproduzirem, a vegetação fixa as terras, impedindo a erosão e estabilizando a costa e raízes retêm os sedimentos”, explicou. Morais e a técnica Gabriela Barroso, da Ceflor articularam a realização da oficina.

Saiba mais

O viveiro do Parque Estadual do Cocó – Área Adahil Barreto e do Parque Estadual Botânico do Ceará além de disponibilizar mudas de mangue para ações de reflorestamento e educação ambiental, também disponibiliza mudas de árvores nativas para arborização, educação ambiental e reflorestamento do território do Ceará.