SEMA, em parceria com a SAP, promove oficina sobre a importância das árvores na Unidade Prisional de Novo Oriente

15 de junho de 2023 - 11:10

Nesta quarta (14), aconteceu a primeira “Oficina sobre a importância das árvores para o ambiente familiar e bem-estar social”. É a primeira oficina de dez que serão realizadas na execução do projeto para a implantação do Viveiro de Mudas na Unidade Prisional de Novo Oriente. Quem ministrou foi Kennedy da Silva Ramos, professor da Universidade Federal do Ceará, responsável pelo projeto Frutifica UFC.

A iniciativa é da Coordenadora Regional do Programa Agente Jovem Ambiental na região dos Sertão dos Crateús, Amanda Maroana Paiva Mota Menezes, idealizadora e coordenadora do Projeto. A região abrange os municípios de Catunda, Independência, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Santa Quitéria e Tamboril.

A proposta da implantação e elaboração do projeto de produção de mudas na UP é da coordenadora regional e contou com a colaboração do coordenador regional da Serra da Ibiapaba, Tibério Fontenele Barreira2, visando atender as demandas do Programa AJA e da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente – SEDERMA do Governo Municipal de Novo Oriente – GMNO no que concerne a arborização e reflorestamento de áreas degradadas e revegetação.

O projeto tem o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Governo do Estado do Ceará para a execução das atividades com os internos da Unidade Prisional, que dá suporte no que tange à segurança e supervisão. Segundo Amanda, “a ideia é promover, através da produção e plantio das mudas, atividades que proporcionem as pessoas envolvidas apreço pela preservação e conservação ambiental, que estas despertem a conscientização de que fazem parte do meio ambiente e que as ações possam ser trabalhadas por diversos atores, em diferentes locais, em prol, inclusive, do bem-estar social”.