Labomar e SEMA realizam 1ª atividade do Programa de Sustentabilidade do Parque Estadual Marinho
14 de junho de 2023 - 10:46
Pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrantes do grupo técnico de trabalho da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará (SEMA) reuniram-se com pescadores e a comunidade local, no último dia 12 de junho, na Colônia de pescadores Z8, para a realização da primeira atividade do Programa de Sustentabilidade do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio (PEMPRIM).
A atividade foi mediada pelo Prof. Dr. Marcelo Soares (coordenador da equipe Labomar-UFC). Esta reunião, que contou com participação de quase 70 participantes, visou realizar a adequação do Plano de Trabalho em articulação com a equipe da SEMA, Conselho Gestor da UC, pescadores e demais instituições e atores que podem integrar os grupos focais integrantes do Programa de Sustentabilidade Econômica e Ambiental. A reunião, teve duração aproximada de 3 horas e contou com sorteios de kit pesca, atividades de saúde com suporte da Prefeitura de Fortaleza (54 vacinas aplicadas, sendo 30 de gripe e 24 contra COVID) e um lanche coletivo fornecido pela contratada.
Na ocasião, foram discutidos de modo participativo e interativo os produtos que serão desenvolvidos ao longo do projeto. Os presentes foram organizados em grupos de conversa com cerca de 15 pessoas para debates de 10 minutos, em rodízio, de modo que cada participante conversasse com toda a equipe do Labomar, e em cada grupo foram descritas as atividades a serem realizadas na execução de cada produto do projeto, que incluem o levantamento da vida marinha, da pesca artesanal e a formação de educadores ambientais.
Representando a SEMA, Andréa Moreira, gestora ambiental atuante no ponto focal do GEF-MAR; Caroline Viana, engenheira ambiental que atua na articulação das unidades de conservação estaduais; Giulia Filgueiras, cientista e educadora ambiental; Vanessa Alencar, geógrafa e técnica da Célula de Conservação da Diversidade Biológica; Thaís Pereira, bióloga e gestora do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio; Giovanna Rodrigues, bióloga e Coordenadora do Biodiversidade (COBIO). Pela UFC, fizeram parte o Prof. Marcelo Soares, coordenador do projeto; os pesquisadores Tatiane Martins, Sérgio Rossi, Fábio de Oliveira Matos, Tallita Tavares, Cláudia Finger, Lidriana de Sousa Pinheiro, Ana Cecília Costa, Tatiane Rodrigues Carneiro e a professora Maria Ozilea Bezerra de Menezes. Pela colônia de pescadores estiveram presentes o presidente da colônia de pescadores, Sr. Francisco, bem como a diretora da colônia de pescadores, Sra. Cristina.
Destaque-se que o Labomar, com o apoio técnico da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), foi o vencedor da concorrência nacional organizada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) para execução da atividade. A iniciativa integra o Projeto GEF-MAR, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, financiado com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), por meio do Banco Mundial, e no qual o FUNBIO atua como gestor financeiro.