SRH, Seinfra e Funceme aderem ao programa Coleta Seletiva Solidária, projeto da SEMA

7 de junho de 2023 - 16:26

A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) assinou, nesta quarta-feira (7), o Termo de Compromisso para implantação da Coleta Seletiva Solidária, que determina a destinação dos resíduos sólidos à Associação de Catadores e Catadoras Raio de Sol. O projeto é uma ação da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA). Durante o evento também foram assinados os Termos de Compromisso da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), bem como a renovação do termo da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).

Por meio do Termo, SRH, Seinfra e Funceme se comprometem a destinar à Raio de Sol materiais recicláveis descartados classificados como não perigosos, tais como: papel, papelão, copos descartáveis, garrafas de plástico e metais diversos, por meio da implementação de coleta seletiva para fins de reciclagem. O secretário adjunto da SEMA, Fernando Bezerra, lembrou que o evento aconteceu no Dia Nacional de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis, 7 de junho. “O governo do Ceará compreende e valoriza o trabalho de reciclagem dos catadores e catadoras, por meio do Auxílio Catador e do Coleta Seletiva Solidária, facilitando a vida destes profissionais que desempenham uma tarefa tão importante para o meio ambiente”, afirmou Fernando

Durante da cerimônia de assinatura dos termos, o presidente da Rede de Catadores do Ceará, Cícero Galdino e a presidente da Associação de Catadores Raio de Sol receberam uma singela homenagem do Sistema de Recursos Hídricos e da Secretaria de Infraestrutura. O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, alertou aos servidores a importância da realização correta da coleta. “Nós, como agentes públicos, temos responsabilidade sobre a vida das pessoas, dos cearenses, e um ato que pode ser pequeno, como a separação do material reciclável, é de muita importância para uma parte da nossa população que vive disso. A partir de hoje, a partir dessa assinatura, todos nós temos o dever de sermos agentes públicos melhores, e continuar avançando nas ações de cuidado com o próximo”.

O presidente da Rede de Catadores do Ceará, Cícero Galdino, emocionou todos os presentes com um discurso aguerrido de luta e resiliência. “Nós somos de uma classe que por muitos anos vivemos escondidos da sociedade. A população achava que podia fazer de nós o que queria, pois trabalhávamos com o lixo. Hoje, através de projetos como esse, do Governo do Ceará, nós podemos ter acesso a sociedade de uma maneira mais digna, e mostrar pra ela que o nosso trabalho vai ajudar a termos um futuro melhor. Eu peço todos os dias para as pessoas terem consciência, e evitar usar plástico, isopor, papel, de maneira errada. A educação ambiental é o melhor caminho”.

A Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual no 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, diante da importância do exemplo que deve ser transmitido à sociedade por parte de todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta na correta destinação dos resíduos recicláveis com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores, buscando à inclusão social e emancipação econômica de catadores de materiais reciclados.