Empresário e ambientalista Edgar Gadelha é o ganhador do Prêmio Joaquim Feitosa 2023

25 de maio de 2023 - 17:02

O Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga (CRBC) e a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) anunciaram, na tarde desta quinta-feira(25), que o ganhador da 18a edição do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa é o empresário e ambientalista, Edgar Gadelha. A entrega da Medalha será no próximo 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, às 14h, no Palácio da Abolição. O escolhido é o atual presidente do Conselho Deliberativo da Associação Caatinga, Organização da Sociedade Civil que atua na proteção e desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga.

Para a titular da SEMA, Vilma Freire, a escolha é um justo reconhecimento ao trabalho de Gadelha, em prol da Caatinga. “Ele tem uma relevante trajetória na conservação do bioma e sempre esteve a frente de diversos e relevantes projetos para a sustentabilidade no Semiárido cearense”, disse. O agraciado é diretor financeiro da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), presidente do Sindicato das Indústrias de Refinadoras de Ceará do Ceará (Sindcarnaúba), presidente da Câmara Temática da Carnaúba (câmara setorial da Adece) e representante da FIEC, no Conselho de Meio Ambiente, na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Participaram da reunião da Comissão de Avaliação, conduzida pela técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA) , Viviane Monte, coordenadora do prêmio, os seguintes membros: Maria Auxiliadora Lima, da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH); Luiz Fernando, representando a FIEC; Samuel Portela, da Associação Caatinga; o agrônomo do INCRA, Deodato Aquino; Neiara Araújo Laje, da a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA); Genario Azevedo, da Fundação Cepema; Geraldo Martin, Semace; José Maria Barbosa, do IBAMA; e Fernando Ibiapina, Cerâmica Torres; e a titular da SEMA.

Agraciados

Grandes protagonistas do ambientalismo cearense figuram na lista dos que já agraciados com o prêmio: poeta Patativa do Assaré, agrônomo João Ambrósio de Araújo Filho, agrônômo e botânico Afrânio Gomes Fernandes, professor Mauro Ferreira Lima, economista Antônio Rocha Magalhães, ambientalista Antônio Renato de Lima Aragão, empresário Roberto Proença de Macedo e o agricultor Zé Artur.

Sobre o prêmio

O Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, instituído pelo Decreto n° 27.781, de 26 de abril de 2005, destina-se a reconhecer pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que no desempenho de suas ações, tenham contribuído, de forma relevante, para o desenvolvimento sustentável da Caatinga. Consta de uma medalha cunhada em bronze, formato circular, medindo cinco centímetros de diâmetro, tendo ao centro de uma das faces, a esfinge de seu patrono e as inscrições “Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa”, “Reserva da Biosfera da Caatinga – Comitê Estadual”. No reverso, figura a Carnaúba, árvore símbolo do Ceará.