Reunião inicia Programa de Sustentabilidade Ambiental e Socioeconômica do Parque Estadual Pedra da Risca do Meio
24 de maio de 2023 - 18:12
Após concorrência organizada pela FUNBIO, iniciou-se, dia 15 de maio de 2023, o planejamento para execução do Programa de Sustentabilidade Ambiental e Socioeconômico do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio (PEMPRIM) no âmbito do Projeto GEF-MAR, do governo federal em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), no valor de 520 mil reais.
A Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, por meio do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizou a primeira reunião do referido programa com o Grupo de Trabalho Técnico da SEMA, que ocorreu no dia 23 de maio de 2023, às 15h, de forma online.
O encontro reuniu participantes do programa para discutir e deliberar sobre questões estratégicas acerca do plano de trabalho do projeto, a partir de seus três produtos principais: 1) Subprograma de Monitoramento da Pesca Artesanal; 2) Subprograma de Monitoramento da Biota Marinha; e o 3) Subprograma de Educação Ambiental e Visitação Pública. Todos visam dar sustentabilidade e efetividade à única unidade de conservação totalmente marinha do Estado do Ceará.
Durante a reunião, os 10 participantes compartilharam as suas perspectivas, experiências e insights, a fim de explorar novas oportunidades, resolver desafios existentes e sugerir a metodologia de execução do diagnóstico participativo. Serão realizadas oficinas participativas que contarão com a presença dos pescadores artesanais e de outras associações locais, mergulhadores autônomos, conselho gestor do PEMPRIM e atores interessados. Os trabalhos ocorrerão até o início de 2024.
De acordo com o Termo de Referência deverão ser entregues pela contratada os seguintes produtos:
1. O plano de trabalho, indicando a metodologia a ser utilizada para a realização das atividades previstas, suas etapas, organograma da equipe técnica, cronograma de execução, matriz de planejamento e referências bibliográficas.
2. Diagnóstico da Pesca Artesanal e da Biota Marinha do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, seguindo as metodologias propostas, análises de dados, resultados, discussões e conclusões.
3. Elaboração/sistematização da base cartográfica contendo os arquivos georreferenciados utilizados ou produzidos no âmbito das atividades previstas.
4. Programa de Sustentabilidade Ambiental Socioeconômica do PEMPRIM, contendo as metodologias e protocolos básicos utilizados para as coletadas de dados, inventário da oferta turística, sustentabilidade econômica e infraestrutura da Unidade de Conservação, definição dos alvos e espécies chave que devam constar nos Subprogramas de Monitoramento, ações de manejo para os respectivos alvos e espécies, elaboração de Plano de Prevenção e Controle de Espécies Invasoras, como também as propostas de atividades de educação ambiental e protocolos de Uso Público.
A reunião contou com a participação da equipe da SEMA, formada por Andréa Moreira, gestora ambiental, ponto focal do GEF Mar; Caroline Viana, engenheira ambiental, respondendo pela articulação das UC estaduais; Giulia Filgueiras, cientista ambiental, educadora ambiental; e Vanessa Alencar, geógrafa, técnica da Célula de Conservação da Diversidade Biológica. Pela UFC, o professor Dr. Marcelo Soares (coordenador do projeto); Dra. Tatiane Martins; Dra. Tallita Tavares; Cláudia Finger; Dra. Ana Cecília Costa; Dra. Tatiane Rodrigues Carneiro; e profª Dra. Caroline Feitosa.