Exposição abre a Semana da Mata Atlântica e da Biodiversidade 2023
21 de maio de 2023 - 11:10
Uma exposição sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica marcou o início da Semana da Mata Atlântica e da Biodiversidade 2023. O evento foi aberto na manhã deste domingo (21), no Centro de Referência do Parque Estadual do Cocó, e foi prestigiado pelo Secretário Executiva de Planejamento e Gestão Interna da SEMA, Gustavo Vicentino. “Queremos sensibilizar a população para a necessidade de preservar nossos ecossistemas e o Ceará vem cumprindo bem a função de preservar a Mata Atlântica”, afirmou.
A exposição foi organizada pela Coordenação de Biodiversidade (Cobio) da SEMA. “Contamos com alguns parceiros, como o Ecomuseu do Mangue, o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e as gestões das Unidades de Conservação que são postos avançados da Mata Atlântica: REVIS Periquito Cara-Suja e os parques estaduais do Cocó e Botânico”, disse Dóris Santos, coordenadora da Cobio.
Mônica Carvalho, técnica da SEMA, explica que a exposição abrange também ecossistemas associados à Mata Atlântica, como o mangue. “A biodiversidade presente no manguezal serve de berçário e apoio para várias espécies de fauna e flora”. O BPMA também expôs instrumentos de captura de animais silvestres, mostrando um pouco de seu trabalho de fiscalização e preservação.