SEMA realiza capacitação de produção de mudas com equipe do Cuca Ambiental
17 de maio de 2023 - 10:38
No dia 16/05, houve, no viveiro do Parque Estadual do Cocó – Área Adahil Barreto, uma capacitação sobre produção de mudas de mangue-preto (Avicennia sp.) e de mangue-branco (Laguncularia racemosa) para a equipe do Cuca Ambiental. A entidade possui trabalhos com manguezais no Estado.
A capacitação foi ministrada pelo técnico do viveiro, Lourival Carvalho, com o apoio da equipe da Célula de Políticas de Flora. Foram atividades de ensino sobre morfologia da semente e das plântulas, técnicas de coleta, de transplantio, de produção de mudas de mangue, além de como eliminar possíveis pragas que possam aparecer nas plantas.
Para a Lydia Rodrigues, educadora ambiental do Cuca Ambiental, foi uma experiência bem enriquecedora, onde foram partilhadas vivências e conhecimento. “A equipe adorou e pretende voltar mais vezes”, afirmou.
Os manguezais foram um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestres e marinhos. Desempenha papel importante como exportador de matéria orgânica para o estuário, fornece condições ideais para peixes, moluscos, crustáceos se reproduzir. A vegetação fixa a terra, impedindo a erosão e estabilizando a costa, e raízes retém os sedimentos.
O viveiro do Parque do Cocó – Área Adahil Barreto – além de disponibilizar mudas de mangue para ações de reflorestamento e educação ambiental, também dá acesso a mudas de árvores nativas para arborização, educação ambiental e reflorestamento no Estado do Ceará.