Grupo Gestor Estadual valida Plano ABC+ CE

16 de maio de 2023 - 16:20

Ceará avança no compromisso com a conservação ambiental unida ao aumento de produtividade no campo. Na manhã desta terça-feira, 16 de maio, os integrantes do Grupo Gestor Estadual (GEE) validaram proposta do Plano Estadual para a Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Plano ABC+ CE) 2020 – 2023. O secretário executivo, Fernando Bezerra, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), representando a titular da SEMA, Vilma Freire, abriu a reunião ocorrida no Centro de Referência do Parque Estadual do Cocó – Cine Cocó.

O secretario saudou os presentes e agradeceu especialmente o professor da UFC, Marcos Vinícius Assunção, e também consultor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). Assunção coordenou a primeira etapa do Plano, no período de 2010 à 2020. Para Fernando Bezerra, o ABC+ é fundamental para a nossa região. “É uma solução que vai trazer condições para fazermos uma agricultura sustentável”, disse. A SEMA coordena a iniciativa no âmbito do estado. Bezerra é o coordenador e a técnica Viviane Gomes, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA), a suplente.

Comprometimento

De acordo com a técnica da Codes/SEMA, o principal objetivo da reunião foi alcançado. “A validação só foi possível devido os esforços e comprometimento do grupo”, afirmou. Formam o GEE, as seguintes instituições: SEMA; Secretarias do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Desenvolvimento Econômico (SDE); Funceme; Ematerce; IBAMA; Superintendência Federal da Agricultura (SFA-CE); Embrapa; UFC; UNILAB; Caixa Econômica Federal; Energiewende Brasil; Mogno e Mogno LTDA; Ipê do Ceará; Sistema OCB-CE; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC); Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece).

O plano foi apresentado pelo pesquisador do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente da Sema/Funcap, professor da UFC, Gabriel Nuto Nóbrega. Ele informou que das estratégias adotadas para atender as metas, muitas foram herdadas do relatório do Plano ABC etapa 2010/ 2020, com pequenas adaptações, mas todas sempre associadas aos sistemas agroflorestais, integrados, de plantio direto, irrigados e manejo de resíduos animais e recuperação de pastagens, tanto nativas quanto plantadas.“Já temos 40 metas em andamento e ainda temos, na janela para 2030, 69 metas a serem conduzidas”, informou. “No entanto, isso não quer dizer que o plano esteja fechado”, completou.

Participação

Também participaram da reunião do GEEE-CE, a Dra. Tarin Frota Mont’Alverne, integrante do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente da Sema/Funcap e coordenadora do projeto “Estratégias de Resiliência à Mudança do Clima no Estado do Ceará: inovação às políticas públicas estaduais de adaptação e mitigação dos impactos climáticos”; o bolsista do Programa Cientista Chefe, Gabriel Pesente; o engenheiro e coordenador de Projetos Especiais da SEMA, Wellington Ribeiro; o educador ambiental da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas/SEMA), Karlos Kardoso.

Semace, Banco do Brasil e Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), não integram o GEEE-CE, mas foram convidados a participar do encontro. “Eles deram grandes contribuições ao nosso trabalho”, informou Viviane Gomes. Para o diretor institucional da Aprece, Expedito Nascimento, o plano deve ser apresentado, imediatamente, a todos os municípios. “Colocamos aqui o nosso apoio e compromisso no sentido de fazer uma grande mobilização”, afirmou.
Plano ABC

De acordo com o MAPA, o Plano ABC é uma política pública composta de um conjunto de ações que visam promover a ampliação da adoção de algumas tecnologias sustentáveis com alto potencial de mitigação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e combate ao Aquecimento Global, no setor agropecuário. O consultor do Plano ABC+ do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Saulo Pastor, participou virtualmente da reunião.