Festa da Árvore 2023 termina com balanço muito positivo
3 de abril de 2023 - 16:36
A Festa Anual das Árvores (FAA 2023) encerra e contabiliza a realização de centenas de ações voltadas para a importância das árvores no contexto das mudanças climáticas. A parceria com municípios cearenses, Unidades de Conservação (UCs) estaduais, ONGs ambientalistas, órgãos públicos e o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), resultou na realização de cerca de 800 atividades no período de 26 de março a 1o de abril. A FAA é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA),
A secretária Vilma, titular da SEMA, informa que foram centenas de atividades em todo o território cearense, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores, festejada em março, no Nordeste. “Um balanço muito positivo! As ações que tiveram, entre outros objetivos, além de destacar a importância da preservação dos recursos naturais, chamar a atenção de todos os segmentos da população cerense, para o problema da Mudança Climática”, disse.
O encerramento da FAA 2023 ocorreu na manhã do último sábado, 1o de abril, com a realização da 1a Expo-Semente, na Área Adahil Barreto, no Parque Estadual do Cocó. O evento aconteceu junto à Feira Agroecológica, que ocorre semanalmente no mesmo local. Segundo Ulisses Rolim, coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social da SEMA, com a Expo-Semente, a Expo-Sementes fecha o ciclo de vida da árvores. “Mostramos todas as fases evolutivas das plantas, considerando que a FAA 2023 fez a doação de 25 mil mudas, em 150 municípios, e, nas atividades de trilhas interpretativas, foram mostradas as árvores já formadas”, explicou.
A 1a Expo-Semente distribuiu mudas nativas produzidas nos viveiros das Unidades de Conservação (UCs) – Parque Estadual Botânico, Parque do Cocó e Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité –, e no viveiro do SESC Iparana.