SEMA encerra oficinas sobre a gestão compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara, em Jijoca

18 de março de 2023 - 21:18

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) encerrou a primeira etapa do processo de discussão participativa sobre a gestão compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara, na noite desta sexta-feira (17), na Escola de EEEP Sandra Carvalho Costa, no município de Jijoca de Jericoacoara. Foi o quarto encontro, de uma série de quatro oficinas. A primeira, dia 16, em Camocim, a segunda, em Cruz, no período da manhã do dia 17, e a terceira, na parte da tarde, na Vila de Jeri.

Ao abrir a quarta oficina, a titular da Sema, Vilma Freire, agradeceu a presença de todos e destacou o propósito dos encontros planejados com a participação, além da Sema, da Procuradoria Geral do Estado (PGE), das Secretarias, de Articulação Política e Turismo, bem como, dos três municípios nos quais o Parque está inserido: Camocim, Cruz e Jericoacoara. “O Governador Elmano quer garantir que os termos do documento final, resultado das oficinas, estejam de acordo com o que aqui foi discutido, de forma a atender os interesses da classe trabalhadora, do setor produtivo e governos locais”, disse.

Além do expressivo público alvo participante, formado pelos representantes das comunidades locais, do terceiro setor, da classe empresarial, do setor público, estudantes e todas as partes interessadas na questão do Parque Nacional de Jericoacoara, o quarto encontro dessa fase inicial de escuta, contou com a participação dos secretários executivos, Antônio Carlos Freitas, de Articulação Política, do Gabinete do Governador, e Jonas Desidero, do Turismo; da deputada Lia Gomes; do prefeito e da vice-prefeita do município de Jijoca de Jericoacoara, Lindebergh Martin e Natalícia Sousa; e Ulisses Costa, assessor especial do superintendente da Semace.

Gestão compartilhada

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), as áreas protegidas estão entre os instrumentos mais eficazes para promover a conservação da natureza e, ao mesmo tempo, promover e apoiar o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, o modelo de gestão compartilhada de uma Unidade de Conservação (UC) tem por objetivo unir esforços da gestão pública com atores sociais e instituições locais, ampliando a capacidade gerencial da UC, fortalecendo a gestão da mesma, visando garantir a proteção e conservação da biodiversidade, propiciando turismo ecológico, educação ambiental e valorização das comunidades tradicionais.

Encaminhamento

A próxima etapa referente ao processo de gestão compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara será uma audiência pública que vai apresentar e discutir com todas as partes interessadas, o documento resultante das quatro oficinas.