SEMA participa de encontro da ABEMA que debate mudanças climáticas

14 de março de 2023 - 16:16

 A Secretaria do Meio Ambiente e Mudanças do Clima (SEMA), representada por sua titular, Vilma Freire, participou, na manhã (14), em Brasília, do evento “Caminhos para a integração multinível e multissetorial no avanço da política climática do Brasil”. Ainda pela SEMA, estiveram presentes a gestora ambiental Magda Marinho e a professora Tarim Mont’Alverne, pesquisadora do programa Cientista Chefe Meio Ambiente SEMA/Semace.

Realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), o eventocontou com a presença de ministros, diplomatas, secretários estaduais, presidentes e dirigentes de entidades da área ambiental. Na ocasião, Vilma conversou com a ministra Luciana Santos, de Ciência, Tecnologia e  Inovação. Além dela, estiveram presentes Carlos Fávaro, ministro de Agricultura e Pecuária; Ignácio Ibãnez, embaixador da União Europeia; e Friederike Sabiel, conselheira para assuntos ambientais na Embaixada da Alemanha.

Na palestra inaugural, “Desafios da Crise Climática no nível global, regional e local: a importância da cooperação entre governos e setores”. Em seguida, houve a exposição do painel “O Compromisso climático e a governança multinível”, que debateu o contexto dos compromissos climáticos internacionais, nacionais e subnacionais. Finalmente, o painel mais importante: “Oportunidades de integração multissetorial e mecanismos para ação climática”, que discutiu as possíveis soluções para o enfrentamento da mudança climática, que exigem uma coordenação com diferentes setores, inclusive o setor privado e financeiro. Esta mesa buscou identificar caminhos para fortalecer a cooperação do governo (principalmente estadual) com atores da sociedade civil, do setor privado e financeiro e parceiros internacionais para o avanço da agenda climática.

As discussões tiveram como base novas perspectivas de governança que ampliem e fortaleçam a integração entre os governos federal e estaduais, setores da sociedade civil e da iniciativa privada. Na ocasião, foram apresentados alguns caminhos para financiamento das ações climáticas, com exemplos práticos e experiências nacionais e internacionais.

Na parte da tarde, a pauta foitomada pela Reunião Ordinária da ABEMA, com os secretários de Estado,os diretores-presidentes e os membros da Câmara Técnica do Clima, quando houve participação da secretária Vilma Freire.