Secretária Vilma se reúne com permissionários do polo gastronômico do Complexo da Sabiaguaba
10 de março de 2023 - 13:55
A titular Vilma Freire, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), cumpriu agenda nesta manhã de sexta-feira (10), no Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba. Acompanhada do secretário executivo de Planejamento e Gestão da SEMA, Gustavo Vicentino, foi recepcionada pela presidente do Instituto Dragão do Mara (IDM), Rachel Gadelha, pelo gestor do Complexo, Felipe Bottona, e pela presidente da Associação de Nativos, Moradores e Amigos da Sabiaguaba (ANMAS), Maria Luisa de Sousa Silva. Na pauta, uma visita oficial ao equipamento e um primeiro encontro com os permissionários do Complexo.
A visita começou pelo pier e seguindo por todo Complexo até o Centro de Memória Raízes da Sabiaguaba, onde a Secretária se reuniu com os permissionários e fez uma paradinha para um coffee break. Em sua fala, Vilma declarou a importância do diálogo, de olhar pra frente e sobre a grandeza do legado deixado pela gestão anterior. “Cabe a nós um novo olhar e construir algo ainda maior. Vamos continuar respeitando esse diálogo que já existe entre a Associação e o IDM, nosso braço aqui no Complexo”, disse
Na ocasião, a secretária conheceu e conversou com a idosa Alice Monteiro, integrante da AMNAS, e considerada a cozinheira mais antiga da Região. O projeto do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba teve um investimento de mais de R$ 11,5 milhões e manteve todos os 17 permissionários originais da comunidade. Estes são associados à AMNAS.
Saiba mais
O Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba faz parte do Parque Estadual do Cocó. É um equipamento público, administrado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Sema, em parceria com o Instituto Dragão do Mar e com a participação da comunidade da Sabiaguaba. O projeto promove o desenvolvimento sustentável da região através da valorização do patrimônio natural e cultural da Sabiaguaba. Como Complexo, ele se apoia em três grandes pilares: o Polo Gastronômico Tradicional, o Polo Cultural Memória e Natureza, e o Polo de Ecoturismo e Educação Ambiental.