SEMA participa de agenda de compromissos socioambientais no Cariri

24 de fevereiro de 2023 - 17:23

 

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), representada pela sua titular, Vilma Freire,  encerrou, nesta sexta-feira (24), a extensa agenda de compromissos no Cariri, em evento no Complexo Ambiental Caminhos do Horto, em Juazeiro do Norte. Acompanhada da secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque, e da presidenta do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha,  foram recepcionadas com uma mesa de produtos das comunidades extrativistas da Chapada do Araripe e com uma apresentação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, do Crato.

Após a recepção, Vilma e demais autoridades presentes participaram da solenidade de lançamento do Projeto Pomares da Caatinga. A secretária destacou a importância da iniciativa. “Todo projeto, ação, que tem como resultado o sequestro de carbono, contará com o apoio da SEMA, já que a questão da Mudança do Clima é um das prioridades para a nossa Secretaria e para o Ceará”, disse.  Idealizado pela Fundação Araripe, com o apoio do Fundo Socioambiental Caixa, o Pomares pretende plantar 500 mil mudas nativas no bioma Caatinga e em áreas de transição com o Cerrado, e estima, aproximadamente, com o estabelecimento das plantas, ao longo do tempo, o sequestro de 70 mil toneladas de carbono.

Também participaram do plantio simbólico a secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque; o deputado estadual Davi do Raimundão; a presidenta do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha;  o diretor do Geopark Araripe, Eduardo Guimarães; o coordenador do ICMBio, Carlos Augusto Pinheiro;  secretária do Meio Ambiente de Juazeiro do Norte, Genilda Ribeiro; o coordenador regional da Caixa Econômica, Valdir Alves; o  assessor parlamentar Igor, do deputado federal José Guimarães; o diretor regional da Semace, Gabriel Santana; o presidente do Comitê da Bacia do Salgado, Wydevânio Vieira; Patrícia e Francisco Campelo, da Fundação Araripe; e  representantes do Sebrae, das secretarias municipais de Turismo, do Meio Ambiente e Cultura, e os  Agentes Jovens Ambientais (AJAs) da Região do Cariri.

O último compromisso da secretária, no Cariri, foi com o setor acadêmico. Ela participou de um almoço com o reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Lima Júnior, no espaço Sítio Pinheiro, em Barbalha. Também presentes ao encontro, o chefe de gabinete do Reitor, Francisco Edmar Pinheiro; os dirigentes da Fundação Araripe, Francisco e Patrícia Campelo; a secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque; a diretora-presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha; os gestores Charmene Rocha, do Complexo Ambiental Mirante do Caldas,  e  Thiago Rodrigues, do Complexo Ambiental Caminhos do Horto, e suas equipes; a gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) do Horto do Padre Cícero, Angélica Leite Jorge; e o presidente da Rede de Catadores do Ceará, Cícero Gaudiano; e a assessora especial da SEMA, Gisela Piancó.