SEMA, Semace e IFCE iniciam trabalho referente capacitação de servidores em Meio Ambiente

6 de fevereiro de 2023 - 17:21

A titular, Vilma Freire, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) recebeu na tarde desta segunda-feira (6), a Superintendente Adjunta, Virgínia Carvalho, e o Assessor Especial, Ulisses Costa, da Semace, e equipe de dirigentes e professores do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Na pauta, o Curso de Especialização em Meio Ambiente, para capacitar servidores municipais e estaduais.

Para a secretária Vilma, o projeto inovador vai capacitar profissionais para exequibilidade dos instrumentos da política ambiental no estado do Ceará. “A expectativa é desenvolver competências técnicas e tecnológicas, aprimorar conhecimentos dos servidores para a atuação dos mesmos na conservação dos recursos naturais, na elaboração de estratégias proativas de intervenção, voltadas para minimizar os possíveis impactos ambientais”, disse. O edital para seleção dos alunos será lançado no início desse ano.

De acordo com a Pró-Reitora, Joélia Marques, de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI-IFCE), foi uma reunião importante para dar continuidade aos trabalhos referentes à especialização promovida pela SEMA, em parceria com o IFCE, a Escola de Gestão Pública (EGP) e a Semace. “A ideia é já iniciar todos os trabalhos de organização do curso, para abertura do edital, que será amplamente divulgado”, informou. Também participaram na reunião, representando o IFCE, a professora Socorro Braun, Chefe do Departamento de Pós-Graduação – PRPI-IFCE; a Diretora Geral do Campus Maracanaú, Rossana Barros e a professora Érika Justa, também do Campus Maracanaú.

Saiba mais

Com carga horária total de 400 horas, o curso terá oito disciplinas ministradas em 10 campus do IFCE, por uma equipe composta por professores do IFCE e servidores da SEMA/Semace: Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; Políticas Públicas de Proteção Animal; Geoprocessamento Aplicado ao Licenciamento Ambiental; Gestão e Fiscalização Ambiental na Zona Costeira; Monitoramento Ambiental; Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor); Sistema Estadual do Meio Ambiente ( Siema); Sistema Estadual de Unidades de Conservação. O orçamento consolidado do projeto é de R$ 1.975.964,00