Sema realiza seminário “Boas Práticas na Coordenação do Programa AJA” e reunião com os coordenadores dos programas AJA e Auxílio Catador

16 de dezembro de 2022 - 16:45

No dia 15/12, no Parque Estadual do Cocó, a Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas) e da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), realizou reunião de coordenação dos programas AJA e Auxílio Catador, culminando com o Seminário “Boas Práticas na Coordenação do Programa AJA”. Conduziram o evento o coordenador da COEAS, Ulisses Rolim; o orientador da Célula de Educação Ambiental, Sérgio Mota; o coordenador do Programa AJA, Hermógenes Henrique; alémde técnicos da Coeas, Codes e Codip, da SEMA.

Pela manhã, o Instituto Agropolos do Ceará, por meio de sua Gerência de Projetos, fez explanação sobre o andamento do Contrato de Gestão 004/2022 firmado com a SEMA, relacionado ao apoio e execução do Programa Agente Jovem Ambiental e Programa Auxílio Catador. Na oportunidade, o Gerente de Projetos, Antônio Magraiver, e a Gerente de Planejamento, Lílian Kelly, apresentaram os resultados, bem como as melhorias na condução dos Programas.

Em seguida, a Codes, por meio dos técnicos Renata Martins e Laílson Fernandes, apresentou os programas relacionados à Política Estadual de Resíduos Sólidos, com ênfase no Programa Auxílio Catador. Segundo Martins, atualmente são 2.858 beneficiários, em 77 associações ou cooperativas de catadores, em 90 municípios no Ceará. Na oportunidade, Fernandes tirou dúvidas dos coordenadores regionais sobre o edital e documentação exigida dos catadores e associações/cooperativas.

No período da tarde, foi realizado o I Seminário “Boas Práticas na Coordenação do Programa Aja”, com o objetivo de realizar troca de experiências entre os 21 coordenadores do Programa AJA, que atuam em todas as 14 regiões administrativas do Estado. Conceição do Nascimento, coordenadora regional do Sertão de Sobral, apresentou o tema “Desafios e Superação na Coordenação do AJA”. Em seguida, a coordenadora do Sertão de Crateús, Amanda Maroana, apresentou o tema “Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental no Sertão dos Crateús: Desafios e Potencialidades”. Haroldo Torquato, coordenador da Região Metropolitana de Fortaleza, finalizou o evento com o tema “Facilitando o dia-a-dia com ferramentas digitais”.