Em dia de Viva o Parque, Sítio Curió ganha Bosque do Bom Viver

11 de dezembro de 2022 - 15:39

Na manhã deste domingo (11), em meio às atividades do projeto Viva o Parque, foi inaugurado o Bosque do Bom Viver na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió. Trata-se de uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Naturágua, empresa do Grupo Telles. Estiveram presentes o titular da SEMA, Artur Bruno; a coordenadora de Biodiversidade da SEMA, Dóris Santos; Janet Girão, da Natureza Viva, representante do grupo Telles; e Carol Matos, gestora da ARIE. Ao final, os presentes se confraternizaram com um café da manhã.

O Bosque do Bom Viver vai juntar-se à Areninha e à academia de ginástica da UC, mantida em parceria com a Unimed Ceará, que ainda conta com o programa Viva o Parque, nas manhãs de domingo. O novo espaço possui mesinhas para jogos de dama, xadrez e um cantinho para bate papo, leitura, ou mesmo, para uma paradinha após caminhadas nas trilhas. Em sua fala, Bruno ressaltou as melhorias feitas na Floresta do Curió: cercamento do perímetro com gradil, tenda com piso em alvenaria para atividades do Viva o Parque, demarcação das trilhas, reforma da Academia ao ar livre, dentre outras. “Agora, com o Bosque do Bom Viver, a população do entorno vai ganhar uma novo equipamento com área de contemplação e convivência com a natureza”.

Com 57,35ha, e 6km de trilhas, o Sítio Curió é a primeira Área de Relevante Interesse Ecológico do Ceará. A Unidade de Conservação (UC) estadual está localizada em Fortaleza, no bairro Lagoa Redonda, protegendo o último enclave de Mata Atlântica na zona urbana da cidade. Proporciona um micro clima bastante significativo para a região, servindo de zona de conforto térmico.