SEMA apresenta o Botucatu no 1º Encontro de Educação Ambiental de Fortaleza

22 de novembro de 2022 - 14:50

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), apresentou no 1º Encontro Municipal de Educação Ambiental de Fortaleza (EmeaFor), as experiências do projeto Botucatu na gestão participativa do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio ( Pemprim). A palestra foi apresentada no último sábado (19), no Cuca Pici, pela orientadora Andrea Moreira, da Célula de Diversidade Biológica (Cedib), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da SEMA e pela bolsista do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Semace, Gislleidy Uchôa Tavares.

De acordo com a orientadora, o Botucatu surgiu como resultado de rodas de conversas com os pescadores, marisqueiras e jovens, filhos de pescadores da Colônia de Pescadores Z8, localizada no Cais do Porto, em Fortaleza. “Foi selecionado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), no âmbito do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar,) com o objetivo promover a participação social e o envolvimento de pescadores, marisqueiras e filhos de pescadores, a partir da perspectiva da etnoconservação”, explicou a orientadora. O nome do projeto tem origem no termo tupi ybytukatu, que significa ‘ bons ventos’.

Com o tema “Transmutar Natureza”, o evento contou com a participação de especialistas, articuladores sociais e educadores ambientais, para o compartilhamento de conhecimento e experiências. Para a secretária, Luciana Lobo, da Seuma, o EmeaFor é um importante espaço para aproximar atores ambientais de Fortaleza e compartilhar ideias e experiências sobre o verde. “É mais uma ação desenvolvida pela Seuma que entra para o calendário ambiental da nossa cidade”, iafirmou. O EmeaFor é mais uma ação desenvolvida pela Seuma que reforça o compromisso da Prefeitura de Fortaleza com o verde, com foco na educação ambiental.


Sobre o Pemprim

O Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio (Pemprim) foi criado por meio de Decreto Estadual, em setembro de 1997, com o objetivo de preservar os recursos naturais, a biodiversidade e o crescimento de novas espécies marinhas, sob gestão da SEMA. É a única Unidade de Conservação (UC) Marinha , no Ceará, totalmente submersa no Estado.

A UC localiza-se a 18 km distante do Porto do Mucuripe, Fortaleza-CE, com área de 33,20 km2, onde encontra-se uma variedade expressiva da fauna marinha, abrigando populações de lagostas, peixes, tartarugas marinhas, golfinhos, corais e algas, com profundidade varia entre 15 e 30 metros.

GEF Mar

O GEF Mar é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, fomentado com recursos do GEF (Global Environment Facility – Fundo Global para o Meio Ambiente) por meio do Banco Mundial e tem o FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) como gestor financeiro.