Artur Bruno lança livro “Ceará Memória Verde” e a revista da SEMA na Bienal do Livro do Ceará

18 de novembro de 2022 - 16:50

Na tarde desta sexta (18), durante a 14a Bienal do Livro do Ceará, o secretário do Meio Ambiente do Ceará, professor Artur Bruno, realizou o lançamento da sua 12a obra: “Ceará, memória verde”. Na oportunidade, foi também lançada a revista “Ambiente Ceará”, segunda edição, sobre as principais ações do governo do Estado na área ambiental nas gestões Camilo Santana e Izolda Cela.

O evento ocorreu no Espaço Natércia Campos, da Secult. Regina Fiúza, em nome da Secretaria de Cultura do Estado, abriu a atividade. Na sequência, João Milton Cunha, presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), que editou a obra, em formato virtual, apresentou os componentes da mesa. O músico João Gaspar entoou a canção “Planeta Sonho”.

De início, o vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Acrísio Sena (PT), elogiou o formato virtual e fez a apresentação do livro. Para ele, o livro servirá para os estudantes do ensino fundamental e médio recuperarem a história dos avanços no meio ambiente no Estado. “Tive a honra de ser presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e aprendi muito com o Bruno. A política ambiental do Ceará é uma referência para o Ceará e o Brasil. Batemos bola juntos em vários projetos e o livro retrata vários destes momentos”.

Artur Bruno congratulou-se com toda a equipe da SEMA, agradeceu Acrísio Sena e João Milton e falou que o livro trata das principais realizações da Secretaria. É “um resumo da minha experiência à frente da SEMA”. Falou de vários fatos retratados no livro, como o aumento da quantidade de unidades de conservação, os 20 planos de manejo destas UCs e a regulamentação do Parque Estadual do Cocó, dentre outros. “Nada disso seria possível sem o envolvimento de todos e todas que fazem a SEMA. O livro é um reflexo do trabalho de vocês”.