PC-CE e SEMA assinam Termo de Compromisso para destinação de resíduos sólidos à Sociedade Comunitária de Reciclagem

8 de novembro de 2022 - 15:17

 

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) do Ceará assinaram, nesta terça-feira (8), no auditório da Superintendência da PC-CE, no Centro, em Fortaleza, o Termo de Compromisso determina a destinação dos resíduos sólidos à Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (SOCRELP), dentro do programa Coleta Seletiva Solidária.

Por meio do referido termo, a Polícia Civil se compromete a destinar à SOCRELP materiais recicláveis descartados classificados como não perigosos, tais como: papel, papelão, copos descartáveis, garrafas de plástico e metais diversos, por meio da implementação de coleta seletiva para fins de reciclagem. Estiveram presentes na assinatura do termo o delegado geral adjunto da PC-CE, Márcio Gutierrez, o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, e a presidente da SOCRELP, Janete Cabral, além dos gestores da PC-CE.

Em sua fala, Márcio Gutierrez destacou a importância de ter a consciência não só com o ambiente de trabalho, mas no dia a dia, com o descarte adequado para não prejudicar a natureza. “Esse encontro é de suma importância, principalmente para que sejamos agentes transformadores. Mudamos a maneira de como lidamos com os resíduos sólidos e, com isso, ajudamos várias pessoas que dependem da nossa conscientização. Já mantemos essa conduta aqui na instituição, com descarte de coletes balísticos, que, de forma consciente, podem se transformar em renda para outras pessoas. Por isso, reforço que não só aqui, mas no nosso ambiente de trabalho sejamos agentes transformadores para o meio ambiente e para outras pessoas”, finalizou.

Artur Bruno, por sua vez, enfatizou a importância da reciclagem e os danos causados com o aumento do aquecimento global. “Com a conscientização da coleta, nós contribuímos para essa diminuição: somos nós que podemos mudar esses resultados. Tem uma frase que costumo citar e que cabe ser lembrada hoje: as palavras comovem, exemplos arrastam. Que sejamos exemplo para muitos, assim como a Polícia Judiciária está sendo hoje, sendo a 18° instituição a aderir o programa da coleta solidaria”.

Para a presidente da SOCRELP, esse encontro fortalece o compromisso das instituições mas, principalmente, reforça a necessidade do descarte consciente. “Nosso foco é que esse projeto fortaleça e ajude as famílias que dependem da reciclagem. Então, pedimos que as demais secretarias firmem esse compromisso para assim, juntos, possamos ajudar outras pessoas”, finalizou Janete.

Quem também esteve presente e falou da importância sobre essa parceria foi a escrivã de Polícia Andreia Menezes, que é membro da Comissão Setorial da Coleta Seletiva Solidária e chefe da divisão de material e patrimônio da PC-CE. “Para Polícia Civil essa é uma importante parceria por beneficiar, através de materiais inservíveis acumulados em depósitos e nas delegacias, se tornando fonte de renda para quem precisa e pensando na preservação ao meio ambiente com a realização do descarte correto”.

A Coleta seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual no 32.981, de21 de fevereiro de 2019, diante da importância do exemplo que deve ser transmitido à sociedade por parte de todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta na correta destinação dos resíduos recicláveis com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores, buscando à inclusão social e emancipação econômica de catadores de materiais reciclados.