PMCE é o 17o órgão da administração estadual a assumir compromisso com destinação dos recicláveispara catadores associados
6 de outubro de 2022 - 16:31
Na manhã desta quarta-feira (6), mais um órgão da administração pública estadual assina Termo de Compromisso com a Coleta Seletiva Solidária. Desta vez, foi a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). O ato de assinatura aconteceu na sede do Comando da Polícia Militar para a Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC/PMCE) e contou com a participação do secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, do Comandante Geral da PMCE, Coronel Francisco Márcio de Oliveira e da presidente Musamara Mendes Pereira, da Associação dos Agentes Ambientais, Rosa Virgínia. O objetivo do Termo é a destinação de materiais recicláveis, de forma solidária, para a Associação.
De acordo com o secretário Bruno, o exemplo é importante e que por meio da Coleta Seletiva Solidária demonstramos que somos coerentes com o nosso discurso de buscar uma sociedade mais sustentável. “Ao destinar corretamente os recicláveis, apoiando a participação de associações e/ou cooperativas de catadores, estamos promovendo a inclusão social, a emancipação econômica dos catadores e qualidade ambiental para toda a sociedade”. Ele destacou também a importância de firmar termo com uma das mais antigas instituições do Ceará, criada em 1835 e uma das maiores do Ceará, com efetivo de mais de 20 mil pessoas. “Vamos divulgar para outras instituições estaduais que já fechamos essa parceria com a PMCE”, encerra.
OComandante Geral da PM, Coronel Francisco Márcio de Oliveira, disse que a corporação militar já tem um grande histórico de parceria com a SEMA em vários assuntos correlatos ao Meio Ambiente, em especial, por conta do Batalhão de Polícia Militar do Meio Ambiente (BPMA) e que a temática tão atual é muito importante para a PM. “Hoje é um marco, um divisor de águas para todos nós aqui, no que diz respeito ao descarte, reciclagem de todo o material que a Polícia veio produzindo ao longo do tempo”, disse. A PMCE já começa a Coleta Solidária descartando cerca de 17 toneladas de papéis.
Coube ao Coordenador de Gestão de Pessoas da PMCE, Coronel Jano, representar a Comissão Setorial da Coleta Seletiva Solidária da Polícia Militar e apresentar o programa aos presentes. Segundo o militar, apreocupação existente com relação ao tratamento dos resíduos sólidos e a questão ambiental como um todo, não é apenas da Polícia Militar, mas se estende além do Ceará e do Brasil. “Como podemos melhorar o meio ambiente?”, perguntou. “Temos a certeza que estamos no caminho certo e fica aqui a nossa responsabilidade social de garantir um futuro com o meio ambiente mais sustentável”, declarou. Jovens do Curso de Formação de Soldados também participaram do ato de assinatura.
Reconhecimento
A presidente Musamara agradeceu o apoio da Sema, afirmou que é uma parceria forte e relatou que Associação Rosa Virgínia está na Região do Mondubim e congrega 22 famílias que vivem da catação de material reciclado. “Hoje, existem quinze associações organizadas, espalhadas em Fortaleza e esse decreto estadual veio para nos ajudar bastante, pois com as coletas dentro desses órgãos, passamos a coletar material de excelentíssima qualidade eo que contribui também, cada vez mais, para o reconhecimento do nosso trabalho”, afirmou. A PMCE é o 17o órgão da administração estadual direta a assumir compromisso com a Coleta Solidária.
Até o momento, já assinaram o Termo de Compromisso com a Coleta Seletiva Solidária, as seguintes instituições: Secretaria do Meio Ambiente (SEMA); Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace); Academia de Segurança Pública do estado do Ceará (AESP); Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SSP); Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh); Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra); Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv); Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec); Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri); Escola Gastronomia Social Ivens Dias Branco; Vice-Governadoria do Estado; Cagece; Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP); Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedet) e Polícia Militar do Ceará (PMACE).