Titular da SEMA fala sobre adoção de ESG no setor público
15 de junho de 2022 - 12:00
Secretário do Meio Ambiente, do Governo do Ceará, participou na manhã desta quarta-feira, 15 de junho, no auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), de uma roda de conversa, ESG: governança, social, ambiental e corporativa. De acordo com Bruno, é a sigla de Environmental, Social and Governance (responsabilidade ambiental, social e de governança). “Esses três aspectos formam os pilares de uma estratégia para empresas e organizações, sejam públicas ou privadas, que desejam seguir um caminho de crescimento responsável e sustentável”, disse.
Governança quer dizer que as organizações precisam contar com políticas de administração transparentes. Trabalhar com metas e objetivos. “No setor público, o ESG pode ser aplicadopor meio de políticas públicas comprometidas de impacto social, e com garantias de bem estar para o sociedade e para preservação do meio ambiente”. Ele citou os programas Agente Jovem Ambiental e o Auxílio Catador.
“O Programa Auxílio Catador beneficia atualmente cerca de 2.500 profissionais atrelados a 73 associações de 70 cidades. Além do impacto social, já que os trabalhadores recebem um incentivo financeiro do Governo do Ceará, através de um cartão bancário personalizado, a política pública tem repercussão ambiental já que os catadores desenvolvem atividades relativas à reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos.”
Também participaram da Roda de Conversa, além do titular da SEMA, a articuladora do Comitẽ de Responsabilidade Social da Alece, Amanda Melo; a coordenadora do Núcleo ESG do Sistema FIEC, Alcileia Senna de Freitas. O encontro foi mediado pelo engenheiro ambiental, Yuri Passos, assessor técnico da Célula de Sustentabilidade.
Uma só Terra
Com o tema “Uma só Terra – preservar para permanecer”, a Alece está promovendo diversas atividades ao longo do mês de junho para sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a importância da sustentabilidade, comemorando assim, o Mês do Meio Ambiente. A programação temática é promovida pelo Comitê de Responsabilidade Social da Alece, por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental. Todas as ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.