Bruno lista problemática ambiental global e mostra as políticas públicas locais do governo do Ceará, em evento na Unifor

8 de junho de 2022 - 14:40

Palestra do secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, abriu na manhã desta quarta-feira (8), no auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor), a 15a Semana do Meio Ambiente Unifor. Promovida pela Vice-Retoria de Extensão e Comunidade Universitária, em parceria com o Programa de Pós Graduação em Direito Constitucional da Unifor (PPGD/Unifor), acontece de 8 a 10 de junho e tem como tema eixo, “Transformar o mundo e preservar a nossa casa comum”. O evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente e também, 60 anos de publicação do o livro Primavera Silenciosa de Rachel Carson.

Bruno fez um pequeno histórico da questão ambiental no mundo, destacando o Brasil como o detentor da maior biodiversidade do planeta, tanto em quantidade como em qualidade. Frisou que a obra da americana Carson é um grande referencial do movimento ambientalista no mundo. “Um livro revolucionário, fez história, e pela primeira vez alguém fez uma reflexão mais profunda sobre o homem e natureza”, disse. Para onde estaríamos caminhando, se não houvesse uma reflexão de uma mudança de postura da humanidade e de seus líderes, sobre a questão do desenvolvimento?”, indagou. Na ocasião, ele apresentou as políticas ambientais do Governo do Ceará.

A 15a Semana do Meio Ambiente Unifor foi aberta oficialmente, pelo Prof. Randal Martins Pompeu, Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária, após apresentação da Camerata da Unifor. Ele apresentou a biografia da bióloga e ambientalista, Rachel Carson, que nasceu em 1907 e faleceu em 1964, dois anos após publicar o livro. “Fez um grande trabalho, hoje, considerado marco da responsabilidade ambiental”, afirmou. Também participaram do evento e composição da mesa, o Prof. Rômulo Leitão, coordenador do Programa de Pós Graduação em Direito Constitucional da Unifor (PPGD/Unifor); a Profa. Gina Vidal Marcílio Pompeu, do (PPGD/Unifor) e o Prof. Marcus Maurícius Holanda, chefe da Divisão de Responsabilidade Social da Vice-Reitoria.

Outro paradigma

De acordo com a Profa. Gina, a 15a Semana reflete um caminho que a Unifor vem construindo ao longo de 15 anos e que antes, ela acreditava que apenas o acesso ao emprego e renda libertava as pessoas, mas o paradigma é outro. “Com o passar do tempo refleti que não era bem assim e o resultado de pensar apenas o viés econômico, levou à concentração de renda, gerou degradação ambiental e o resultado é que hoje, no Brasil, temos 50 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza e uma grande dívida ecológica”, declarou. O evento híbrido, transmitido ao vivo pelo YouTube da TV Unifor, contou com um público presencial formado por alunos e professores da universidade.