Ouvidora da SEMA é homenageada pela CGE
31 de maio de 2022 - 16:07

A ouvidora, Airles Mota, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), teve seu trabalho reconhecido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), por ocasião da solenidade em alusão aos 19 anos de criação do órgão e ao Dia Estadual do Ouvidor. O evento realizado dia 27 de maio, na sede da Central de Atendimento 155, em Canindé, contou com a presença do secretário de Estado, Chefe da CGE, Aloísio Carvalho. Ele destacou os serviçosprestados pela Ouvidoria. “Este canal, que além de dar voz aos cidadãos, auxilia a nós, gestores públicos, na condução das políticas públicas estaduais e ainda na tomada de decisão, sempre tendo como foco o cidadão”, disse.
Além da colaboradora da SEMA, representantes outras Ouvidorias setoriais do estado, avaliadas com melhor desempenho no ano de 2021, também tiveram o foram reconhecidas: a Ouvidoria do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A), a Ouvidoria da Escola de Saúde Pública (ESP), e a Ouvidoria da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A teleatendente Roberta Honorato foi homenageada pelo melhor desempenho entre os profissionais da categoria, atuantes na Central de Atendimento Telefônica 155, em Canindé.
Parceiros da Ouvidoria
Na ocasião, a Ouvidoria setorial da SEMA prestou uma homenagem ao titular da CGE, Aloísio Carvalho e a orientadora da Célula da Central de Atendimento 155 (Central 155), Zeneide Araújo, receberam das mãos de Airles, a placa do projeto Parceiros da Ouvidoria. Também participaram fa reunião, parte do corpo técnico da CGE, atuante na sede do órgão em Fortaleza. Para a ouvidora, da SEMA, são considerados atributos essenciais e próprios de um bom ouvidor: tolerância; sintonia; saber ouvir; boa vizinhança e legitimidade.
Por meio da Ouvidoria do Estado, o cidadão pode falar sobre a escola estadual do seu bairro, do saneamento básico da sua rua, ou avaliar o trabalho que o Governo do Estado está realizando na sua cidade. Nesse sentido, a Ouvidoria atua como canal de intermediação do processo de participação popular, possibilitando ao cidadão contribuir com a implementação das políticas públicas e a avaliação dos serviços prestados.
Dia Estadual do Ouvidor
O dia 16 de março foi escolhido como Dia Estadual do Ouvidor em atendimento a recomendação da Carta de Pernambuco, elaborada durante o VI Encontro Nacional de Ouvidores/Ombudsman, no sentido de considerar o dia de criação da Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman (ABO), 16 de março de 1995, como o dia do Ouvidor/Ombudsman.