Nas serras e no mar, UCs estaduais avançam na revisão e elaboração de planos de manejo

31 de maio de 2022 - 13:14

No âmbito da revisão e elaboração dos Planos de Manejo de Unidades de Conservação (UCs), dentro do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, os geógrafos, Prof. Dr. Jader de Oliveira Santos e a Profa. Dra.  Adryane Goraye, do Departamento de Geografia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenaram nesta segunda-feira (30), no auditório da  UC estadual, Estação Ecológica (ESEC) do Pecém, a oficina  do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lagamar do Cauípe.

De acordo com a coordenadora de Biodiversidade, Doris Santos, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), o Plano de Manejo é  um documento  técnico norteador das decisões de planejamento e gestão das UCs. Ela informou que até a presente data, no estado do Ceará, temos 11 planos de manejo  publicados, mas, até o final desse ano, teremos  vinte planos finalizados. “Significa um  salto nas políticas públicas, voltadas para áreas protegidas. Principalmente por que os planos são construídos com a participação de todas  as partes interessadas, a exemplo das  comunidades de cada território da unidade de conservação,” disse.

Aliados

Dóris faz questão de elogiar o trabalho da  equipe que está elaborando  e revisando os planos da UCs estaduais. “Muito preparada, multidisciplinar, composta por pós doutores, doutores, mestres e graduados integrantes do   Cientista Chefe Meio Ambiente”, destaca. “O programa do governo do Ceará é um aliado das UCs  na elaboração, execução e desenvolvimento de  estudos científicos para embasar políticas públicas voltadas para a sustentabilidade das UCs, de forma integrada entre universidades, órgãos públicos, instituições privadas e sociedade civil organizada, visando o uso sustentável dos recursos naturais”, explana.
O professor Jader Santos destaca que “o projeto é uma construção coletiva, pautada em processos participativos que associam o conhecimento técnico-científico com as experiências e aspirações das pessoas que vivem e desenvolvem atividades da Unidade de Conservação”.

A coordenadora dos Processos Participativos, dentro do projeto “PLANEJAMENTO, CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO CEARÁ”, do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, Adryane Goraye, explicou que nesse primeiro dia de trabalho, foi desenvolvida uma das  principais atividades de uma oficina de Plano de Manejo, que é a oficina de reconhecimento e na qual são definidos  elementos fundamentais de composição de um plano de manejo. “A  intenção, até o final do dia,  é que  definamos os objetivos gerais,  específicos, a significância de recursos e valores da APA do Cauípe”, disse.

Saiba mais

O projeto “PLANEJAMENTO, CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO CEARÁ” está inserido no âmbito do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente. O projeto específico tem como um dos objetivos realizar a revisão dos Planos de Manejo da APA do Rio Pacoti, APA do Lagamar do Cauípe e APA da Serra de Baturité e elaboração dos Planos de Manejo da APA Berçários da Vida Marinha (Icapuí), do Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti e do Refúgio da Vida Silvestre do Periquito Cara Suja. A coordenação do projeto específico é do Prof. Dr. Jader de Oliveira Santos, que integra a equipe do professor Luis Ernesto que é o Cientista Chefe Meio Ambiente.

 

Saiba mais sobre UCs estaduais: https://www.sema.ce.gov.br/unidades-de-conservacao-2/.

Saiba mais sobre Planos de Manejo: https://planosdemanejoceara.com.br/ .