Jovens do Cuca participam da vivência “Um dia no Viveiro”, na Área Adahil Barreto, no Cocó

30 de maio de 2022 - 10:35

Dentro da programação da Semana da Biodiversidade 2022, quinze jovens, graduandos em diversas áreas do Meio Ambiente, participaram da ação, “Um dia no Viveiro”, na Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó. Ocorrida na manhã do último dia 26 de maio, a vivência foi coordenada pelo técnico, Christopher Morais, da Célula de Políticas de Flora (Ceflor/Cobio), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). A vivência decorreu de uma parceria com o Programa Cuca Ambiental, da Rede Cuca, da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) e a SEMA.

De acordo com o técnico da Ceflor, a parceria objetiva promover a conservação do meio ambiente e o estimular a participação dos jovens da Rede Cuca, na temática ambiental. Na ocasião foram abordadas as principais etapas da produção de mudas. “Os jovens aprenderam a fazer a seleção adequada de espécies para arborização urbana e projetos de recuperação de áreas degradadas, incluindo breve esclarecimentos sobre a nocividade de espécies vegetais exóticas invasoras e a importância da valorização das espécies vegetais nativas”, explicou.

Coleta de sementes, extração e beneficiamento de sementes, secagem, armazenamento, quebra de dormência e semeadura direta e indireta, também foram assuntos tratados. “Ao final da atividade, e em consonância com o roteiro da vivência, os jovens participaram de uma trilha guiada, para o reconhecimento de espécies nativas inseridas no Parque Estadual do Cocó, Área Adahil Barreto”, encerra Morais. O governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), promoveu, no período de 22 a 28 de maio, a Semana da Biodiversidade 2022. Este ano, o tema escolhido foi: “Conheça a Flora e a Fauna do Ceará!”.