CONSULTA PÚBLICA – Status de Conservação de Répteis e Anfíbios do Ceará

11 de maio de 2022 - 09:19

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio do Programa Cientista- Chefe em Meio Ambiente do Governo do Ceará, e sob a coordenação do Prof. Dr. Luis Ernesto Arruda Bezerra, o Coordenador Científico da Lista Vermelha da Fauna Ameaçada do Ceará, Prof. Dr. Hugo Fernandes-Ferreira, e os coordenadores dos setores de Répteis e Anfíbios, Prof. Dr. Robson Ávila e Prof. Dr. Daniel Cassiano, vêm por meio deste documento convidar a sociedade civil para a fase de consulta ampla da Avaliação do Status de Conservação da Herpetofauna do Estado do Ceará.

Em maio de 2022, foi concluída a avaliação prévia de diversas espécies listadas no Inventário da Fauna do Ceará, onde foram categorizadas como NA (não aplicável), DD (dados insuficientes), LC (menos preocupante) e RE (extinta regionalmente), EW (extinta na natureza), NT (quase ameaçada), VU (vulnerável), EN (em perigo) e CR (criticamente em perigo) de acordo com os critérios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e International Union for Conservation of Nature ( IUCN).

Você pode colaborar!

Para colaborar nesta fase de consulta ampla da Avaliação do Status de Conservação da Herpetofauna do Estado do Ceará, basta enviar,ATÉ O DIA 11 DE JUNHO DE 2022,os dados dos seus registros de répteis e anfíbios, de acordo com as colunas requeridas na tabela abaixo, para cientistachefesema@gmail.com , m cópia para dancassiano@gmail.come obsonavila@gmail.com

 

Planilha de Registros – ANFÍBIOS

Planilha de Registros – RÉPTEIS

 

Como você pode colaborar ainda mais?

Se você tiver qualquer dado populacional – tamanho populacional, densidade, número de indivíduos maduros, etc. – comunique-nos através do e-mail cientistachefesema@gmail.com. Vamos inserir você em uma rodada paralela de coleta de dados para aferir melhor as categorias de cada espécie.

Como faço para entender todo o processo?

Acesse os manuais de avaliação do ICMBIo e da IUCN nos links abaixo:
https://www.iucnredlist.org/
https://www.icmbio.gov.br/ 

Esse processo gera certificação? 

Sim. Tanto o alinhamento metodológico como todo o processo de colaboração até a publicação das Listas dos Répteis e Anfíbios Ameaçadas do Estado do Ceará resultará em certificação emitida pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).