Hortaliças produzidas por detentos poderão ser certificadas e comercializadas em feira de orgânicos
22 de abril de 2022 - 09:44
A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) coordenou visita técnica, no último dia 20 de abril, a Unidade Prisional Irmã Imelda, localizada no Complexo Penitenciário de Aquiraz. “O objetivo foi verificar a possibilidade de certificação da produção de hortaliças de um grupo de detentos orientados por um agente penitenciário”, explicou a técnica Viviane Monte, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema). Ali, é produzido de forma orgânica, capim santo, pimenta, tomate, alfavaca e outras hortaliças.
Recentemente, o titular da Sema, Artur Bruno, reuniu-se recentemente com dirigentes da citada Unidade Prisional para juntos discutiram a viabilidade de comercialização desta produção na Feira Agroecológica no Parque – Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó. “A iniciativa é pioneira, na perspectiva de ressocialização e inclusão social e tendo êxito pode se transformar em modelo a ser seguido nos outros estados”, disse Bruno. Atualmente, cerca de 150 detentos estão no local, antigo Presídio Militar, l
A equipe que compareceu ao local para as trativas iniciais de verificação do processo produtivo, à luz das exigências de certificação ambiental, foi, pela Sema, o técnico Chrystopher Morais da Célula de Políticas de Flora (Ceflor), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema); pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o técnico Cleber Leite Pereira; e Rafael Tomyama, da Fundação Cepema.Para regular a produção, existe a Certificação em Produtos Orgânicos, que fornece um selo atestando que o alimento realmente atende aos padrões solicitados.
O que são alimentos orgânicos?
De acordo com o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável, de modo geral, alimentos orgânicos são aqueles que não utilizam agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente em seu processo de cultivo, armazenamento ou comercialização. Mas para atuar no mercado de produtos orgânicos, é necessário atender a uma série de diretrizes a respeito do cultivo e venda desses alimentos.