SEMA capacita multiplicadores ambientais em Uruburetama

13 de abril de 2022 - 15:40

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), realizou, no período de 11 a 13/04, a 1a etapa do Curso de Multiplicadores Ambientais, em Uruburetama. O curso foi realizado pelos educadores ambientais Genário Azevedo e Marina Fernandes, com o apoio de Sílvio de Jesus. Na abertura, as presenças do prefeito Branco do Angelim; do secretário de Desenvolvimento Agrário, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Juviano Coelho; e do Coordenador da Defesa Civil, Cleyton Sampaio.

A capacitação foi voltada para os agentes da Defesa Civil de Uruburetama, Agentes Jovens Ambientais (AJAs) e técnicos municipais. Temas como Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Agrotóxicos, Agroecologia, Sistemas Agroflorestais, Unidades de Conservação e Consumo Consciente fizeram parte do conteúdo programático do curso de multiplicadores. Na oportunidade, realizou-se uma aula de campo na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Auday Vasconcelos Nery, quando os cursistas conheceram a área experimental de agroecologia, desenvolvida pelos professores e alunos do Curso de Agronegócio daquele estabelecimento de ensino.

A criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Maciço de Uruburetama, envolvendo os Municípios de Uruburetama, Itapipoca e Itapajé, foi um tema de discussão do curso. Há um desejo dos gestores de preservar as áreas de Mata Atlântica da região, nascentes, dentre elas a do Rio Mundaú, a rica fauna existente e evitar os desmatamentos e queimadas.