Grupo inicia discussão sobre a implantação do Projeto de Recuperação da Fazenda Raposa
2 de abril de 2022 - 12:32
Na tarde desta sexta-feira, dia 1o de abril, o secretário Artur Bruno, titular da pasta do Meio Ambiente do Estado do Ceará, se reuniu no auditório da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com grupo de interesse, criado para desenvolver ações de implantação do Projeto de Recuperação da Fazenda Raposa, agora denominada de Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIE Fazenda Raposa.
Bruno abriu o encontro que contou com a presença do Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, do Secretário-Executivo da Sema, Fernando Bezerra; da representante Universidade Federal do Ceará (UFC), Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, diretora do Centro de Ciências Agrárias da UFC; do representante da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), diretor Edgard Gadelha; do Coordenador Geral da Associação Caatinga, Daniel Fernandes; e da Gestora da ARIE Fazenda Raposa, Mara Silva.
De acordo com o secretário Bruno, o objetivo da reunião foi iniciar as discussões de ações de curto, médio e longo prazo para a Unidade de Conservação (UC) estadual, patrimônio da UFC. “Precisamos preservar tudo o que representa a Fazenda Raposa e fazer uma efetiva gestão do espaço”, disse. Os participantes receberam uma pauta com quinze itens. Entre eles questões de infra estrutura, Plano de Manejo, sinalização, formação de equipes de trablahos como segurança e limpeza.
A representante da UFC sugeriu a criação de uma comissão de gestão. Ela também pontuou que a Fazenda Raposa é propriedade do Centro de Ciências Agrárias da UFC desde 1969, quando foi doada à instituição pela SC Johnson, empresa familiar multinacional com sede nos EUA. A gestão da UC estadual é tripartite – por meio da SEMA, UFC e Prefeitura de Maracanaú. Um acordo entre as partes parceiras foi celebrado e o projeto será executado pela Associação Caatinga.