Fórum Cearense de Mudanças Climáticas debate participação do Ceará na COP 26 e Projeto Cientista-Chefe em sua 10ª Reunião
17 de março de 2022 - 08:53
O Fórum Cearense de Mudanças Climáticas, de Biodiversidade e de Combate à Desertificação, presidido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), realizou, na tarde dessa terça-feira (15/03/22), sua 10ª Reunião Ordinária, na qual foram apresentadas as ações realizadas e planejadas pelo Estado no âmbito deste assunto.
O titular da SEMA, Artur Bruno, deu inicio à reunião falando da satisfação em retomar os trabalhos do Fórum e da importância que esse colegiado terá nas ações que a Sema irá executar, dentre elas a elaboração do Plano Estadual de Mudanças Climáticas – PEMC.
Na ocasião, o secretário-executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil, Célio Fernando, falou sobre a participação do Ceará na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-26), realizada entre 1 e 12 de novembro de 2021, na cidade de Glasgow, na Escócia. Ele citou os projetos que estão sendo planejados e desenvolvidos para o Estado relacionados a transição energética e que englobam o HUB de hidrogênio verde, as energias renováveis, além de um grande projeto de recuperação de manguezais aliado a geração de renda por meio da energia solar.
Em seguida, o cientista-chefe professorDr. Luís Ernesto Bezerra apresentou o Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, composto por 5 projetosquetêm lugar nas competências da SEMA e SEMACE visando estabelecer políticas de inovação e apoio a ações na política ambiental que tem repercussões econômicas, sociais e ecológicas.
Por fim, a profª. Dra. Tarin Mont’Alverne explanou sobre o projeto Cientista Chefe de Mudanças Climáticas intitulado “Estratégias de Resiliência à Mudança no Clima no Ceará”. OProjeto visa contribuir para a inovação e a promoção de políticas públicas de mudanças climáticas no Estado, tendo um de seus produtos Plano Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), instrumento imprescindível para o processo de descarbonização do Estado, que contempla ações específicas de adaptação e de mitigação.
Ao final da reunião, o Fórum deliberou por unanimidade uma Moção de Pêsames e de Solidariedade à família do Professor Luiz Pinguelli Rosa, que faleceu no dia 3 de março. Ele foi secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e integrou o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) tendo trabalhos relevantes na área de mudanças climáticas e na implementação de políticas públicas voltadas à adaptação e mitigação.