Representantes da Academia Cearense de Direito são recebidos na Sema

22 de fevereiro de 2022 - 11:03

Na manhã desta terça-feira (22), o titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, recebeu em seu gabinete, na sede da Sema, comitiva da Academia Cearense de Direito (ACED). O presidente da instituição, Roberto Victor Pereira Ribeiro, acompanhado dos advogados Weslei Ferreira, coordenador de Articulação Social, e a coordenadora do Meio Ambiente, Roberta Vládia Pereira Ribeiro, apresentaram à Sema, propostas de implantação de ações de Gestão e Educação Ambiental, no Parque Estadual do Cocó.

A ACED propõe a instalação de bueiros ecológicos, ecobarreiras e coleta seletiva com QR code. Os bueiros ecológicos consistem na instalação, em cada bueiro, de um tipo de peneira que impede os resíduos trazidos pela água das chuvas, como plásticos, microplásticos, bitucas de cigarros, galhos e folhas, cheguem às tubulações de esgoto. As ecobarreiras conseguem segurar o lixo “pesado” descartado nas águas do rio Cocó, evitando que seja levado pelas correntezas. “Nossa ideia é conscientizar a população a respeito do descarte de resíduos”, disse a coordenadora, Roberta Vládia.

O Secretário Bruno escutou com atenção as propostas, se comprometeu a avaliar as mesmas e posteriormente, trazer a ACED para participar do Pacto pelo Cocó, um espaço da sociedade para discutir ações voltadas para o Rio Cocó. “A Sema fica muito feliz de receber representantes da Academia Cearense de Direito que vieram aqui colocar a instituição a serviço do Meio Abiente”, afirmou Bruno. Fundada em dezembro de 2016, a agremiação possui membros efetivos com atuações em diversas áreas do Direito, promovendo cultura jurídica com responsabilidade social.